Cinema

Cinema Petrobras em Movimento chega a 15ª edição

Municípios do Rio de Janeiro e Bahia inauguram circuito 2014

12/04/2014 às 09h20, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Cinema Petrobras em Movimento volta a exibir gratuitamente filmes nacionais por todo o país a partir deste mês. O circuito 2014 começa por Rio de Janeiro e Bahia, com exibições na capital e no interior dos dois estados. A sessão inaugural será dia 14, em Cachoeira de Macacu (RJ). A estreia na capital carioca será quarta-feira, dia 16, em uma escola na Ilha do Governador. Na Bahia, a primeira parada será dia 15, em uma escola no município de Nazaré.

 
Além de escolas da rede pública de ensino, as projeções acontecem em sedes de projetos sociais, como a Fundação Gol de Letra, casas de saúde, campos de futebol e onde mais for possível montar uma tela e fazer o cinema chegar até a população. Em Itaboraí, por exemplo, um sítio particular será palco de exibição. Em cada um desses lugares há agentes culturais contratados e capacitados pelo Cinema Petrobras em Movimento.
 
Até maio, 152 municípios serão visitados, entre eles Guapimirim(RJ), Itaboraí(RJ), Maragogipe (BA) e Itabuna (BA). A expectativa é alcançar 70 mil espectadores, em cerca de 900 sessões.
 
Já na 15ª edição, o projeto leva a sétima arte a comunidades sem salas de cinema,com patrocínio do Sistema Petrobras. Esse é o maior circuito de exibição não comercial da América Latina.
 
Os três filmes selecionados para este ano estão relacionados ao universo infanto-juvenil e à história do país. “Colegas”, de Marcelo Galvão, apresenta três amigos portadores de síndrome de Down que partem em uma aventura em busca dos próprios sonhos; “Brichos2- A Floresta é Nossa”, de Paulo Munhoz, mostra a luta pela fictícia Brainforest; “Uma história de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, é uma animação para adultos que conta a história do Brasil desde as batalhas dos tupinambás até a guerra mundial pela água, no futuro.
 
Os títulos escolhidos cobrem todas as faixas etárias e seguem o critério de qualidade técnica e artística, além da relevância de seus temas na geração de reflexões e debates.
 
Os Filmes
 
Colegas

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Kf07YeqMOtg
 
Ficha Técnica
Gênero: Comédia, Aventura
Duração: 99 min.
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos
Lançamento: 2012 (Brasil)
Direção: Marcelo Galvão
Com: Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Violamais
Sinopse: Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e, inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gosta nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.
 
Uma História de Amor e Fúria
Trailer: www.youtube.com/watch?v=e8pzqnvV4AY

Ficha Técnica
Gênero: Animação, Drama
Duração: 75 minutos
Classificação Livre
Lançamento: 2012 (Brasil)
Direção: Luiz Bolognesi
Com: Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro
Sinopse: Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.
 
Bichos 2- A Floresta é Nossa
Trailer: www.youtube.com/watch?v=c9I-HwLSgVs

Ficha Técnica
Gênero: Animação, Família
Duração: 85 minutos
Lançamento: 2012 (Brasil)
Classificação 12 anos
Direção: Paulo Munhoz
Com Marcelo Tas, Fabíula Nascimento, AntonioAbujamramais
Sinopse: O jaguar Tales e o quati Jairzinho estão de férias na Floresta da Vila dos Brichos, conhecida internacionalmente como Brainforest. Ao mesmo tempo, o tamanduá Olavo e seu filho Bandeira vivem aventuras no deserto de Noforest, enquanto o pequeno joão-de-barro Dumontzinho passa por um intercâmbio estudantil em Iceforest. Os amigos levam suas respectivas aventuras até que os vilões Mr. Birdestroy (Marcelo Tas) e AL Corcova (Antonio Abujamra), aliados a Ratão (André Abujamra), tentam convencer todos a cederem a floresta em nome de uma suposta modernidade. Sem alcançar o objetivo, Birdestroy e Corcova resolvem tomar o lugar usando a força bruta.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade