Mais Futuro

Inscrições para mais de 3 mil vagas de 1º emprego começam na próxima segunda-feira (6)

Podem se inscrever, estudantes de escolas públicas do interior do estado, entre 14 e 22 anos incompletos. O edital da seleção pública está disponível no site das Voluntárias Sociais da Bahia.

04/05/2013 às 07h28, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O programa estadual de estímulo ao primeiro emprego, o Mais Futuro, realiza desta segunda a sexta-feira (6 a 10) as inscrições para o processo seletivo simplificado do seu banco de aprendizes, que disponibilizará três mil vagas para jovens que vão atuar na estrutura administrativa do Estado, de acordo com a demanda de órgãos públicos no interior.

Podem se inscrever, estudantes de escolas públicas do interior do estado, entre 14 e 22 anos incompletos. A inscrição será feita exclusivamente pelo site da  Consultec (www.consultec.com.br), empresa organizadora da seleção, com o pagamento de uma taxa no valor de R$ 5. O edital da seleção pública está disponível no site das Voluntárias Sociais da Bahia (www.vsba.ba.gov.br) e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Cidades

Criado com a finalidade de abrir as portas do mercado de trabalho para jovens de baixa renda, o programa Mais Futuromantido pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com as Voluntárias Sociaisirá expandir suas atividades para os 17 municípios que compõem o Território de Identidade Portal do SertãoÁgua Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

Por exigência do Ministério do Trabalho, 5%, ou 150 das três mil vagas, serão destinadas a candidatos portadores de necessidades especiais. Neste caso, o candidato deve declarar, no ato da inscrição, ser portador de necessidades especiais e entregar laudo médico, acompanhado de atestado de saúde ocupacional, de acordo com as exigências previstas em edital, até o dia 12 deste mês. O documento deve ser enviado à Consultec, de acordo com as instruções do documento oficial.

Programa

Desde sua criação, em 2008, o programa Mais Futuro contratou 1,4 mil aprendizes para atuar no estado, incluindo os decorrentes da parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, cerca de 200 jovens. Os aprendizes recebem treinamento teórico de mais de 400 horas, dividido em módulos que incluem disciplinas como qualidade no atendimento, administração pública, informática, noções de empreendedorismo, entre outras.

Parte da capacitação teórica é feita nas Voluntárias Sociais e o aprendizado específico diretamente nas unidades de atuação dos jovens, com monitoramento permanente. Após dois anos de experiência, o currículo dos jovens é inserido no banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia). As diretrizes do programa são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade