Salvador Bahia Airport
Foto: Will Recarey / Salvador Bahia Airport

Viajar voltou a ser o principal sonho de consumo dos brasileiros. Após um período de retração, o turismo retomou espaço e ultrapassou a compra de carro como prioridade no uso do orçamento familiar neste final de ano.

De acordo com a mais recente Pesquisa Radar Febraban, realizada entre 21 e 26 de setembro, 11% dos entrevistados em todo o País afirmaram que pretendem investir os recursos financeiros extras em viagens – um ponto percentual acima da edição anterior do levantamento.

A alta recoloca o setor de turismo à frente da aquisição de automóveis, mencionada por 9% dos entrevistados, ante 10% em junho – uma diferença de dois pontos percentuais em relação à opção por viajar.

O resultado traz alívio para o mercado turístico, que vinha de um dos piores índices da série histórica: em junho, o desejo de viajar havia caído para 10%, o menor patamar já registrado pela pesquisa. Em períodos anteriores à pandemia, o turismo chegou a representar mais de 20% das menções sobre o destino do orçamento familiar.

Mesmo com o avanço, o setor ainda está atrás de outras aspirações financeiras dos brasileiros, como investimentos bancários (29%) e compra de imóvel (25%). Ainda assim, o novo dado sinaliza um importante movimento de recuperação e confiança no turismo nacional – especialmente em um momento em que o consumidor volta a priorizar experiências e lazer em vez da aquisição de bens duráveis.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.