calor - descanso - férias ollyy freepik
Foto: Ollyy/Freepik

Com o início da reta final do ano, muitos brasileiros só pensam nas férias. O período, mais que merecido, é uma oportunidade para relaxar e recarregar as baterias para um novo ciclo. E, nessa hora, vale de tudo: pé na areia da praia, trilha na natureza ou passeio em cidades turísticas, o importante é aproveitar.

Os destinos mais procurados pelo feirense

Sabendo que é muito natural o aumento de viagens neste período, o Acorda Cidade resolveu conversar com um especialista no assunto. Kaio Ramon é proprietário de uma agência de viagens que fica em Feira de Santana. O empresário adiantou que o comportamento do público feirense é bem parecido com o do restante do Brasil.

Kaio Ramon, empresário e proprietário da Trilheiros Nativus, uma agência de Viagens de Feira de Santana
Kaio Ramon, empresário e proprietário de uma agência de Viagens de Feira de Santana | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

“Os moradores de Feira de Santana querem as escapadinhas de final de semana, são as viagens mais curtas e mais em conta. O destino mais procurado pelos feirenses são os que têm praia. A população normalmente quer curtir uma praia porque a cidade não tem litoral. A população busca principalmente as da região Nordeste, como Maceió, Porto de Galinhas, Fortaleza, Natal, Barra Grande, Itacaré e Morro de São Paulo”, disse Kaio.

Fique de olho na hospedagem

O empresário ressaltou que é sempre importante ficar atento à oferta de vagas na rede hoteleira da cidade que o turista deseja visitar, seja esse destino de praia ou não. Ramon explicou que cidades que têm um polo turístico grande acabam tendo opções de hospedagens mais baratas por conta do número de ofertas.

“Destinos que têm pouca hospedagem acabam se tornando mais caros porque esgotam logo. Isso ocorre na chamada alta temporada, principalmente por causa do pessoal das regiões Sul e Sudeste do Brasil, que vem curtir o verão aqui no Nordeste e acaba comprando essas vagas. Então, o baiano, o feirense, quando vai buscar esses destinos, se torna um pouco mais caro”, disse.

Faça o plano com antecedência

Outra dica que Kaio considerou fundamental para ter um bom período de férias é fazer um planejamento estratégico e, de preferência, com muita antecedência. O empresário afirmou que sair na frente pode garantir o acesso a ofertas melhores, mais acessíveis e a garantia de escolha.

“O brasileiro tem um problema: ele gosta de fazer tudo na hora, a verdade é essa. Então, em cima da hora, a gente consegue reservar, mas a oferta de produtos já fica um pouco menor. Então, a gente não consegue achar mais tantos produtos com preços mais acessíveis como era lá no início do ano, por exemplo. São menores alternativas, mas tem, não fica sem viajar. Todo mundo tem aquela viagem perfeita que cabe no bolso e no gosto”, disse.

“Vamos ter feriados longos no ano que vem. Então, a partir de agora, dezembro de 2025, eu já estou planejando toda a agenda de viagem de 2026. Porque agora eu ainda tenho hotéis disponíveis, ônibus disponíveis. Se eu deixar para cima da hora, os preços já estão mais caros, as viagens ficam mais inacessíveis. Então, agora, o segredo é planejamento, se organizar com antecedência”, complementou.

Viagens internacionais? Fique de olho no dólar

Ramon aproveitou a oportunidade para explicar que, a partir do ano de 2024, a procura por destinos internacionais aumentou em Feira de Santana, comportamento que ele considera extremamente positivo para a economia, e elegeu a alta do dólar como o maior fator de impedimento, no momento, para esse número ficar cada vez maior.

“Quem não tem o sonho de carimbar um passaporte, de ir para a Europa, de fazer viagens para países maravilhosos? Então, a gente tem um turismo muito forte no Brasil e, com a pandemia, fortaleceu ainda mais. O brasileiro quis conhecer o Brasil, que antes a gente não via muito isso, queria muito conhecer fora. Mas ainda tem aquele sonho, as pessoas sonham em fazer viagens internacionais”, disse.

Está na dúvida, procure ajuda especializada

O empresário finalizou a entrevista dando mais uma dica para quem quer ajuda para montar uma super viagem para curtir o período de férias após um ano de trabalho duro. “Procure uma agência de viagem ou um especialista no assunto, porque a gente tem certeza que você vai receber dicas para aproveitar ao máximo cada destino. A gente vai fazer de tudo para que você tenha a melhor experiência possível”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.