Brasil

Brasileiros estão viajando mais de avião do que de ônibus, aponta PNAD

O turismo doméstico no Brasil mostra sinais de estabilidade. As viagens a trabalho também estão crescendo no Brasil.

Leitura: 3 Minutos
aeroporto, avião, viagem
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Agência Brasil – As viagens de avião ultrapassaram as de ônibus pela primeira vez no Brasil desde 2020. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Turismo 2024, divulgada pelo IBGE. Segundo o levantamento, quase 15% das viagens realizadas no país foram feitas de avião, contra cerca de 12% em ônibus. Carro particular segue como principal meio de deslocamento.

O turismo doméstico no Brasil mostra sinais de estabilidade após a pandemia, com mais de 20 milhões de viagens no ano passado. Em 2021, foram 12 milhões de deslocamentos. A aviação recuperou sua posição de liderança como meio de transporte coletivo em viagens pelo país, superando os ônibus.

Entre os fatores que determinaram a escolha do avião, como principal meio de transporte coletivo nas viagens domésticas, está o crescimento da renda média do trabalho em 2024, que avançou 4,7% segundo o IBGE.

A empreendedora e especialista em turismo e cruzeiros Santuza Macedo avalia que o caminho para um transporte aéreo mais acessível e democrático no Brasil passa por mudanças em áreas estratégicas.

“Manter tarifas acessíveis depende de políticas públicas, incentivos e gestão eficiente. Outro ponto é a infraestrutura, porque muitos aeroportos regionais precisam de investimentos. Muitos têm pistas curtas, pouca estrutura de embarque, falta de equipamentos… Para que o turismo cresça de forma equilibrada, o país precisa olhar com mais atenção para os terminais menores. Sem eles a democratização do transporte aéreo não se sustenta”.

As viagens a trabalho também estão crescendo no Brasil. Em 2024, elas representaram quase 30% do total. O avião tem se mostrado a escolha para quem precisa agilizar esse tipo de deslocamento, especialmente para destinos mais distantes, e para quem busca turismo cultural e gastronômico. É o que confirma a programadora Thaís de Castro, que tem optado pelo avião para esses tipos de viagens.

“Viagem de avião é mais cômodo, mais rápido… Estou escolhendo isso porque meus destinos são mais distantes, e o avião é mais prático. E ultimamente, tanto viagem pra fora quanto pra dentro do país tem tido promoções mais interessantes”.

A pesquisa mostra ainda que os gastos com turismo no Brasil aumentaram quase 12% em 2024. Mesmo assim, o avião está se tornando uma opção mais atraente para os passageiros. Em percursos de longa distância, a economia de tempo e a comodidade do transporte aéreo estão fazendo com que mais brasileiros optem por essa modalidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.