Variedades

Uso de gerador de energia pode gerar economia de até 30%

A medida tomada pelo governo foi o aumento das taxas de água e energia, resultando na diminuição do consumo.

Acorda Cidade

Em 2014 e 2015, o baixo volume de chuvas preocupou a população brasileira. Além do iminente perigoso de faltar água, também eram muito discutidos os rumos do setor energético, já que a maior parte da energia no país provém das hidrelétricas. A medida tomada pelo governo foi o aumento das taxas de água e energia, resultando na diminuição do consumo.

Apesar de as chuvas do começo do ano terem afastado esse risco, o cenário ainda não é o melhor. Em virtude disso, campanhas mundiais estão sendo feitas para conscientizar a população a poupar os recursos naturais e a buscar alternativas. O gerador de energia é, nesse caso, uma maneira de evitar gastos extras e até uma forma de se proteger em imprevistos.

Esse aparelho é bastante vantajoso para empresas de médio porte, já que ajuda a minimizar o uso da energia elétrica nos horários de pico, momentos em que as tarifas são mais caras, que podem variar de acordo com a localidade e a concessionária. Há regiões em que esse período é das 18h às 21h, enquanto em outras é das 17h30 às 20h30.

Quem ainda não conhece como o gerador de energia funciona pode colocar os gastos na ponta do lápis. Em geral, as empresas que utilizam o gerador ao menos em um período do dia conseguem economizar até 30% na conta de energia. Existem diversos modelos de geradores, sendo que cada um tem uma forma de instalação e necessita de cuidados especiais.

Vantagens de ter um gerador

Além da evidente economia na conta de luz, ter um gerador, capaz de gerar energia ininterruptamente, pode ser muito útil em situações de emergência. Quando chove ou a rede é sobrecarregada, existe o risco de haver apagões, causando prejuízos na produção. Quem trabalha com metas e uma agenda fixa pode ser prejudicado, pois a falta de energia impossibilita o uso de máquinas e computadores.

Dessa forma, as empresas que providenciam um gerador de energia podem sempre honrar com os compromissos, sem preocupações externas. Aliás, o fato de não haver risco de falta de energia também garante a utilização dos elevadores e o funcionamento da iluminação nas áreas sociais.

Em um primeiro momento, o gerador de energia pode parecer caro para quem quer tê-lo em casa. Porém, o alto custo pode valer a pena se a residência tiver um salão de festas que é utilizado com frequência. Para saber o tamanho da economia gerada em médio ou longo prazo, é importante avaliar todos os detalhes, como consumo da família, horários em que a energia é mais utilizada, riscos de haver apagão na região, entre outros.