Acorda Cidade
Investir em pinturas diferentes e criativas nos cômodos é uma maneira barata e simples de mudar todo o estilo de decoração. No momento de reformar a casa, pintar o teto de branco parece a alternativa mais natural, deixando que as paredes e os móveis fiquem responsáveis por trazer cores ao ambiente. Na realidade, pintar o teto de uma cor diferente é uma maneira inusitada de criar um espaço aconchegante e com muita personalidade.
Apesar de o teto branco ser uma boa ferramenta para deixar o local mais iluminado e dar a impressão de um cômodo mais alto, pintar o teto de outra cor pode ser vantajoso, como dando um efeito de rebaixamento para ambientes com o pé-direito alto. Mesmo em locais com altura comum, é possível usar essa técnica de pintura sem grandes problemas. Basta usar alguns artifícios de decoração para balancear o olhar e até dar destaque para uma única área ou objeto.
Integre a decoração
A pintura no teto por si só já traz um ar inovador para o ambiente, mas fica ainda mais bonita quando integrada a outros itens de decoração, criando um espaço coeso e com detalhes que conversem entre si. Um dica interessante é rebaixar a pintura no teto até a parede, criando uma espécie de “faixa”, onde pode ser interessante instalar prateleiras, com o apoio de ferramentas corretas como a furadeira, para ser preenchida com livros e plantas suspensas, ajudando a elevar o olhar de quem entra no local, criando a impressão de um cômodo mais alto. Outra dica para elevar o ambiente é usar algum tipo de lâmpada ou luminária pendente.
Esse tipo de pintura também pode servir para destacar uma parte do cômodo. Basta “puxar” a pintura e criar uma faixa em algum local da parede, onde pode ficar a mesa de jantar, escrivaninha ou até estante de livros, por exemplo. Assim, aquele móvel ou elemento decorativo se torna o ponto de foco do ambiente, combinado com uma pintura moderna e interessante.
Pense no tamanho do cômodo
Em cômodos menores, principalmente onde não é possível brincar com um grande número de objetos de decoração, a dica principal é escolher um tom claro para pintar o teto. Combinar as paredes brancas com um teto em tom pastel, por exemplo, diminui a chance do ambientes parecer pequeno ou sufocante. Nesse caso, dê preferência para uma decoração mais clean, além de cortinas leves para as janelas, permitindo que a luz entre de maneira uniforme e difusa, ajudando a iluminar o local. Plantas e quadrinhos decorativos colaboram para criar um espaço decorado na medida certa.
Já em ambientes espaçosos o teto pintado com uma cor um pouco mais escura pode ser a solução para deixar o ambiente menos impessoal e mais aconchegante – efeito que pode ser maximizado com o uso de outros elementos de cores escuras, como roupa de cama ou forro para o sofá, e até mesmo com plantas colocadas em vasos de barro. Marrom e outros tons terrosos também colaboram para criar essa decoração mais íntima e pessoal.