Muitos valores e costumes familiares desapareceram, porém, em certas regiões, felizmente, continuam tradições simples que fazem parte de uma relação familiar respeitosa e sagrada. Uma delas é a bênção dos pais e padrinhos. Mas, não somente isso, entre pessoas amigas, que desejam se apoiar em momentos especiais da vida, costuma-se dizer: “Deus te abençoe!”.
A BÍBLIA fala, aproximadamente, 400 vezes a palavra “bênção” que significa vida, saúde, paz, alegria e felicidade. Abençoar alguém, na Bíblia, é conceder-lhe tudo o que necessita para cumprir uma tarefa particular ou uma missão. Quem primeiro bendiz é Deus. A vida, a convivência familiar, a Igreja, a fé, a natureza, os alimentos, o universo – Casa Comum – são uma bênção de Deus. Tudo o que existe de bom, tudo o que somos e temos é bênção de Deus.
A MISSÃO de Jesus foi marcada por inúmeros gestos de bênçãos. Quando trouxeram crianças para que as tocasse, os discípulos repreenderam os que faziam isso. Jesus então, não concordou com eles e chamando as crianças perto de si, “as abençoou, impondo-lhes as mãos” (Mc. 10,16). Chegada a hora de voltar para o Pai, Jesus levou os apóstolos para Betânia, “levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu” (Lc. 24,50-51).
“DEUS TE ABENÇOE”, é uma expressão carregada do melhor que podemos desejar a alguém. Deus te abençoe ao começar o dia, ao sair para o trabalho ou para escola, ao iniciar uma viagem, ou ao empreender uma obra. A todos podemos desejar sempre algo de bom. A bênção que nós queremos, precisamos dar também aos outros. Somos sempre abençoados! E, se somos abençoados, também, devemos ser abençoadores.
BENDIZER é o contrário de maldizer. Bênção é o contrário de maldição. Como é bom bendizer! Como é bom abençoar! Como é bonito o costume familiar e religioso onde os filhos pedem a bênção aos pais antes de dormir e quando acordam. “Bênção papai!” “Bênção mamãe”, “Bênção padrinho ou madrinha!” E a resposta sai do coração e dos lábios dos pais e dos padrinhos dizendo: “Deus te abençoe meu filho!” “Deus te abençoe meu afilhado!”.
SOMOS, por isso, chamados a abençoar. Sejamos sempre abençoadores! OApostolo Paulo recomenda:“Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os e não os amaldiçoeis” (Rm.12-14). E Deusensinou a Moisés como devemos abençoar: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”. (Nm 6, 24-26).
Dom Itamar Vian
Arcebispo emérito
[email protected]
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.