Acorda Cidade

Se você tem uma joia, com certeza tenta cuidar dela da melhor forma possível, independentemente de com qual material ela é feita. Com as peças de ouro, no entanto, é necessário redobrar ainda mais a vigilância para que elas não estraguem. Afinal, você pagou caro pelo acessório, além de provavelmente ter um alto valor afetivo. Confira algumas situações que podem danificar a peça:

Areia

O ouro é um metal macio. Em contato com a areia, que nada mais é do que uma pedra fragmentada, pode sofrer riscos. Se você for para a praia, o ideal é retirar as peças. Caso não seja possível, lave-as posteriormente com água em sabão, sem, é claro, esfregá-las durante o processo. Alianças e anéis exigem um cuidado especial – devem ser retirados para serem lavados. Também não é recomendado ir para o mar com as joias. Embora apenas as banhadas a ouro sofram da corrosão, você pode perder a peça com a pele mais escorregadia.

Produtos químicos

Nada de limpar a casa com produtos químicos enquanto você usa as peças de ouro. O contato com esses agentes pode danificar as joias e até reduzir o brilho dos acessórios. Portanto, antes de fazer trabalhos domésticos, retire todas as peças, principalmente das mãos, que estarão em contato direto com os produtos. O mesmo vale para cremes, maquiagens e outros produtos de beleza.

Quando você for passar algum tipo de cosmético, o ideal é não estar com os acessórios de ouro. Retire aliança, anéis e até mesmo sua corrente de ouro, se tiver. A mesma explicação vale para os produtos de limpeza. Algum componente da fórmula pode reagir com os metais do acessório e desgastar a peça com o decorrer dos anos. O que você pode fazer nessas situações é colocar as joias depois de passar os produtos. Mas atenção: não faça isso de forma imediata. Espere alguns minutos antes de colocá-las de volta.

Preparação de alimentos

Quando for preparar algum tipo de alimento, o recomendado é tirar os anéis de ouro. Esse conselho tem vários motivos. Primeiro, por causa da higiene. Por mais que você lave as mãos, o acessório pode acumular algumas bactérias. Além disso, o contato com utensílios de cozinha, como facas e outros objetos cortantes, podem deformar a peça que você tanto ama.

Banho

Imagine que durante o banho você passa alguns produtos ou cremes. Só isso seria o bastante para você não fazer uso das peças de ouro quando estiver tomando banho. Mas, além disso, apenas o contato da joia com o sabonete pode causar problemas na aparência do acessório depois de algum tempo. Por via das dúvidas, é bom não se arriscar e retirar os acessórios.

Academia

Já falamos que o ouro é um metal muito macio e maleável. Por esse motivo, pegar peso enquanto usa uma aliança ou anel de ouro pode deformar suas peças no longo prazo, além de poder arranhá-las devido ao contato do material com superfícies mais duras e resistentes.

Além dessas dicas, é necessário tomar cuidado com a forma com que você guarda suas joias. Elas devem ser armazenadas de forma separada – se possível, com divisórias para separar as peças, se elas estiverem no mesmo recipiente. Essa sugestão previne o desgaste da peça com o atrito entre elas e mantém a qualidade e durabilidade dos seus acessórios. Com essas dicas, com certeza você vai ter joias de ouro por muitos anos e em perfeito estado.