Acorda Cidade
O bom funcionamento do organismo humano depende, entre outros fatores, da ingestão de água em quantidade e qualidade adequadas. Pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que, por ano, o Brasil registra mais de 20 mil mortes por consequências do consumo de água contaminada.
A água purificada tem a vantagem de eliminar as bactérias, impurezas, odores, gosto de cloro, além de sais e cloretos, auxiliando a reduzir os problemas com hipertensão. Na maioria dos casos, os purificadores ainda são capazes de enriquecer o líquido com cálcio e magnésio, importantes para os ossos e determinados processos metabólicos.
Como funcionam os purificadores?
As águas saem das estações de tratamento limpas, porém com uma quantidade extra de cloro para que não haja a contaminação de bactérias e detritos, enquanto passam pelas tubulações até chegarem às residências e caixas d’água. Os purificadores ajudam a reter ainda mais impurezas que persistem em ficar nessas águas.
Os aparelhos retiram essa quantidade extra de cloro aplicada e possíveis detritos que estejam no líquido, deixando-o ainda mais adequado para consumo. Existem vários níveis de filtragem. Alguns modelos de purificadores conseguem fazer com que ela seja até 1.000 vezes menor do que um fio de cabelo.
Tipos de purificadores
Há três tipos de filtros aplicados em purificadores. A escolha pode ser feita de acordo com as necessidades de cada família. A primeira delas é o SNTA (Sistema Natural de Tratamento de Água), que filtra e purifica o líquido que já foi tratado por uma estação concessionária.
Ainda existe o HF e o UVLS. O primeiro, também chamado de Hollow Fibre, tem membranas de fibra oca sobrepostas e microporos 250 vezes menores do que um fio de cabelo. Ele consegue reter coliformes fecais, bactérias e componentes que insistem em ficar no líquido.
Por último, o UVLS é considerado o sistema de purificação mais completo que existe, pois contém três câmaras: filtragem, purificação e desinfecção. Dessa maneira, ele une os sistemas de purificação anteriores e consegue eliminar micropartículas, cloro e outras impurezas que podem comprometer a saúde.
Quais são as diferenças entre purificadores e filtros?
Os filtros são produtos mais simples e têm um funcionamento básico, a partir de uma vela central, que retém a chamada turbidez da água – materiais em suspensão, terra, vegetais e resíduos de tratamento. Eles são eficientes em águas já tratadas, mas não garantem a limpeza completa do líquido.
Com os purificadores acontece o contrário, já que eles têm um sistema de funcionamento complexo e conseguem retirar os micro-organismos presentes. Isso ocorre devido à sua ação desinfetante, que consegue eliminar germes e outras substâncias que podem causar doenças e comprometer o organismo humano.
É preciso ficar atento para a limpeza dos purificadores. Desta maneira, eles conseguem agir com maior eficácia em benefício da saúde da sua família. Eles podem vir com alguns acessórios que facilitam a limpeza, como grades removíveis ou bandejas coletoras. Mesmo assim, é necessária a ajuda de um técnico profissional para que a sua manutenção fique em dia.