Acorda Cidade
O interesse dos consumidores por passagens rodoviárias durante os feriados prolongados deste ano dobrou, segundo levantamento da ClickBus. A plataforma líder em vendas online de passagens de ônibus detectou aumento nas vendas em comparação com o mesmo período no ano anterior.
Empresas de grande porte como Cometa, Andorinha, Sampaio, Itapemirim, Util, entre outras esperam que isso se repita nos dias de Carnaval. O levantamento também mostra que destinos na região norte do estado de São Paulo estão em alta, com a cidade de Presidente Prudente sendo um dos destinos mais procurados pela Viação Andorinha.
Os números seguem uma tendência já apontada pelo Ministério de Turismo. Segundo o Boletim de Intenção de Viagem emitido pelo órgão em outubro de 2015, houve um aumento de 75% no interesse pelos ônibus como meio de transporte para viagens programadas nos seis meses subsequentes à pesquisa.
Viagens de ônibus são alternativa econômica em meio à crise
Enquanto o país testemunha a ascensão das companhias aéreas, que voltaram seus preços e serviços para as classes emergentes nos últimos 15 anos, o atual desequilíbrio no cenário econômico pode estar levando o consumidor a optar por alternativas mais econômicas para continuar viajando.
Apenas durante o mês de setembro de 2015, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou um aumento de 23,13% nos preços das passagens aéreas.
E em tempos de inflação alta e orçamento familiar apertado, as viagens de ônibus podem gerar uma economia considerável para o bolso dos viajantes. Além dos custos mais atrativos, os deslocamentos realizados pelos ônibus de viagem atendem cidades menores, afastadas de cidades com aeroportos. Reduzem ainda mais as despesas do consumidor que teria necessidade de realizar o trecho final de sua viagem via ônibus, táxi ou automóvel.
Outro revés quanto à compra de passagens aéreas é a oscilação dos preços oferecidos entre os trechos de acordo com datas e horários. Em feriados como o Carnaval, por exemplo, os voos costumam custar mais em virtude da alta demanda, enquanto o preço da passagem de ônibus é regulamentado e não aumenta por conta da sazonalidade ou demanda.
Além disso, as principais viações do mercado vêm aprimorando sua infraestrutura e prestação de serviços rodoviários. Frotas novas, com assentos espaçosos e facilidades como recursos multimídia e wi-fi. Oferecem ainda mais conforto aos viajantes que optam pelos ônibus.