Feira de Santana

Procon de Feira registra mais de 4 mil atendimentos no primeiro semestre

De acordo com o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, os números refletem a importância do trabalho feito de forma ágil e gratuita.

Procon Feira
Foto: Izinaldo Barreto

O Procon de Feira de Santana encerrou o primeiro semestre de 2025 com um balanço positivo nas ações voltadas à defesa dos direitos do consumidor. Foram realizados 4.061 atendimentos ao público, com destaque para 1.656 conciliações bem-sucedidas, o que representa um índice de resolutividade de 40,8%.

Além disso, foram realizadas 1.358 audiências de conciliação e o departamento jurídico proferiu 897 decisões públicas, fortalecendo a atuação do órgão na garantia dos direitos dos consumidores.

Procon
Foto: Izinaldo Barreto

De acordo com o superintendente do órgão, Maurício Carvalho, os números refletem a importância do trabalho feito de forma ágil e gratuita. “Isso significa que quase metade das demandas foram solucionadas de forma ágil, em até 30 dias. Um dos objetivos mais importantes do Procon é fazer com que o consumidor tenha o seu problema resolvido num prazo rápido e sem custo, nem com advogado nem com custas processuais”, destacou.

Na área de fiscalização, foram realizadas 545 diligências, com 249 visitas confirmadas e 164 notificações emitidas. As ações abrangeram diversos segmentos, como bancos, postos de combustíveis, distribuidoras de água, supermercados, delicatessens, restaurantes, pizzarias, hotéis, estacionamentos e açougues.

Procon Feira
Foto: Izinaldo Barreto

Segundo Maurício Carvalho, o trabalho da fiscalização é essencial para garantir a obediência à legislação. “As empresas que desrespeitaram o código de defesa do consumidor foram punidas. Foram 132 autuações, autos de constatação. Porque aqui em Feira de Santana, o Procon sempre segue trabalhando em defesa do consumidor”, afirmou.

A população pode ajudar o Procon denunciando irregularidades pelos canais oficiais. O principal é o aplicativo “Procon Feira de Santana”, disponível para smartphones. Por ele, o consumidor pode registrar denúncias, pedir orientações e garantir seus direitos de forma rápida e segura.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram