Saúde

Piso da Enfermagem será pago em Feira de Santana, confirma SindSaúde

Apesar do avanço na rede pública, a situação dos profissionais da enfermagem que atuam no setor privado ainda segue sem definição.

Atendimento médico - profissionais de saúde - enfermagem
Ilustrativa | Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

O pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem de Feira de Santana, uma luta que se arrasta há meses, finalmente será efetivado no município. A confirmação foi dada na manhã desta terça-feira (27) pela diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde), Dart Clair Cerqueira, em entrevista ao Acorda Cidade.

Segundo Clair, a definição ocorreu após uma reunião realizada na segunda-feira (26) entre representantes do sindicato e as secretarias municipais de Saúde e de Administração. O pagamento dos valores acumulados será feito por meio de uma mediação judicial.

Manifestação da enfermagem pelo piso nacional
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Graças a Deus e à nossa luta constante aqui de entidades sindicais que representam todas as categorias, está sendo feita uma mediação na Justiça com esses sindicatos que representam os terceirizados. O doutor Rodrigo Matos trouxe que, até a semana que vem, esses valores já estarão na conta da Justiça e serão transferidos para os sindicatos, para que eles paguem todos os profissionais que estavam com esses dinheiros retidos nessa conta”, confirmou.

O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, já havia adiantado, em fevereiro, que havia um saldo de R$ 12 milhões reservado para o pagamento do piso da enfermagem. Desse total, segundo Dart Clair, cerca de R$ 8 milhões serão repassados para quitar os débitos com os profissionais.

Piso da enfermagem
Dart Clair | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Todos receberão seus valores devidos, inclusive profissionais que estão desde maio de 2023 sem receber um real. Então vai receber aí muito dinheiro, vai passar o São João com alegria”, celebrou.

Valores e número de beneficiados

Os cálculos ainda estão sendo fechados, mas, segundo Dart Clair, os valores acumulados para cada profissional são expressivos. “Tem profissionais técnicos de enfermagem, que é o que eu acompanho, que vai receber em torno de mais de 20 mil reais, porque é dinheiro acumulado de mais de um ano”, detalhou.

A expectativa é que mais de mil técnicos de enfermagem terceirizados, além de cerca de 500 servidores públicosentre enfermeiros, técnicos e auxiliares — sejam contemplados com o pagamento.

Setor privado segue em impasse

Apesar do avanço na rede pública, a situação dos profissionais da enfermagem que atuam no setor privado ainda segue sem definição. Dart Clair explica que algumas unidades privadas da cidade, ainda não estão cumprindo a lei do piso.

“Os privados ainda também não estão recebendo. E isso aí vai ter que ser via judicial para obrigar a eles que façam o repasse, que paguem os profissionais como eles merecem. A gente não pode mais aceitar que uma lei federal seja descumprida no nosso município”, afirmou.

Com informação do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.