Decoração

Painel de ripas não está fora de moda; confira dicas de como usar

Esse estilo de decoração se dá pelo revestimento de ambientes com ripas de madeira, trazendo muito conforto e sofisticação para o ambiente.

painel ripado tv sala
Foto: Vanit Janthra/iStock

A decoração arquitetônica combina as tendências da arquitetura e do design de interiores para criar espaços atraentes e funcionais. A arquitetura de interiores é um modo de aderir a multifuncionalidade com a estética arquitetônica, transformando os espaços para atender as demandas práticas do dia a dia.

Dessa forma, os arquitetos de interiores consideram não apenas a estrutura física de um espaço, mas também os elementos decorativos, como móveis, cores e iluminação, para criar ambientes que abrangem a personalidade e as necessidades dos clientes.

O painel ripado, dentro desse contexto, tem conquistado um espaço na decoração de interiores, oferecendo uma combinação boa com diversos outros materiais. É uma estrutura de ripas dispostas de forma paralela, dando maior linearidade ao ambiente, dependendo de como for usado.

Painel ripado

Esse estilo de decoração se dá pelo revestimento de ambientes com ripas de madeira. É uma tendência que tem voltado à cena e traz muito conforto e sofisticação para o ambiente. É uma maneira de esconder algumas imperfeições em paredes, ou esconder vigas e pilares, bem como fios eletrônicos.

Ele é muito útil para adicionar texturas e profundidade aos espaços. Sendo em madeira natural, ele dá uma sensação de visual rústico, mas em materiais como metal pode acrescentar mais modernidade ao local. Dessa forma, pode ser usado em decorações residenciais ou comerciais.

Possui uma multifuncionalidade que pode ser usada em vários ambientes do lar ou até mesmo de escritórios, clínicas e outros. Além disso, pode ser aplicado em diferentes padrões, cores e acabamentos.

Onde usar

O painel de ripas de madeira pode ser usado para camuflar portas para outros ambientes, em salas de escritório e também como modo de criar linearidade. Para escritórios, pode ser combinado com leds para trazer modernidade e sofisticação.

Em apartamentos, pode ser amplamente usado nas cozinhas em tons mais neutros, como o cinza, para trazer maior noção de espaço e ampliar o ambiente quando quiser. Também pode ser usado em quartos infantis com temas como selva, trazendo conforto e sendo capaz de acompanhar o amadurecimento das crianças. Também é possível usar os painéis com divisórias translúcidas para equilibrar a entrada de luz no ambiente, e dessa forma manter o ambiente iluminado com uma luz branda.

Como combinar

Para aliar o painel com o restante da casa, é importante manter a decoração coerente. Com linhas orgânicas para dar movimento, pode ser usado em clínicas. Além disso, é necessário manter o equilíbrio, sem optar por aplicar madeira no chão também, para não criar um exagero no mesmo material. Para isso, é relevante utilizar o painel ripado em apenas uma parede e optar por um piso de porcelanato para dar maior diversidade nos materiais e manter o equilíbrio.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram