O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (30), um Projeto de Lei com o objetivo de reconhecer os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência em todo o território baiano. A matéria, se aprovada, garantirá aos fibromiálgicos os mesmos direitos e garantias dos demais portadores de deficiências.
Em seu texto, o parlamentar baiano ressaltou que “a fibromialgia é uma doença crônica multifatorial relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central, que causa dores intensas em todo o corpo e grandes transtornos aos portadores”.
Ele enfatizou ainda que, embora não seja fatal, a fibromialgia “implica severas restrições à existência digna dos pacientes, resultando em uma queda significativa na qualidade de vida e impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo”.
O deputado Pablo Roberto mencionou ainda a importância do tratamento “como parte fundamental para evitar a progressão da doença”, e salientou a “necessidade de uma disposição legislativa que reconheça essa parcela da população como portadora de deficiência”.
Com esse entendimento, de acordo com Pablo, a proposição visa “preencher essa lacuna legislativa e proporcionar novos rumos às políticas públicas nesse âmbito”.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Está de parabéns, para nós portadores dessa doença será um passo muito importante, obg por olhar por nós, espero q essa lei seja aprovada
Parabéns Deputado, que Deus lhe abençoe e que esse projeto tão necessário seja aprovado. As pessoas com fibromialgia sofrem em silêncio, pois, é uma doença invisível, porém destruidora. Destrói sonhos, alegria, paz, relacionamento em geral… enfim é muito triste essa doença e mais, ninguém acredita, pensam que é preguiça e frescura. Por favor aprovem essa lei.
Valeu Deputado! Por se importar com os portadores de fibromialgia. Muitas dores, transtornos de memórias , depressão e ansiedade. Eu policial penal aposentada. Venho sofrendo já algum tempo. Obrigada pela atenção . O SR. Deputado já esteve conosco em um evento no CPFS , onde pude conhecê-lo pessoalmente. Um grande abraço!