Projeto de Lei

Pablo Roberto propõe projeto para reconhecer portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência

O deputado Pablo Roberto mencionou ainda a importância do tratamento “como parte fundamental para evitar a progressão da doença”.

Pablo Roberto
Foto: Divulgação

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (30), um Projeto de Lei com o objetivo de reconhecer os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência em todo o território baiano. A matéria, se aprovada, garantirá aos fibromiálgicos os mesmos direitos e garantias dos demais portadores de deficiências.

Em seu texto, o parlamentar baiano ressaltou que “a fibromialgia é uma doença crônica multifatorial relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central, que causa dores intensas em todo o corpo e grandes transtornos aos portadores”.

Ele enfatizou ainda que, embora não seja fatal, a fibromialgia “implica severas restrições à existência digna dos pacientes, resultando em uma queda significativa na qualidade de vida e impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo”.

O deputado Pablo Roberto mencionou ainda a importância do tratamento “como parte fundamental para evitar a progressão da doença”, e salientou a “necessidade de uma disposição legislativa que reconheça essa parcela da população como portadora de deficiência”.

Com esse entendimento, de acordo com Pablo, a proposição visa “preencher essa lacuna legislativa e proporcionar novos rumos às políticas públicas nesse âmbito”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Kau Lima

Está de parabéns, para nós portadores dessa doença será um passo muito importante, obg por olhar por nós, espero q essa lei seja aprovada

Rafaela veiga

Parabéns Deputado, que Deus lhe abençoe e que esse projeto tão necessário seja aprovado. As pessoas com fibromialgia sofrem em silêncio, pois, é uma doença invisível, porém destruidora. Destrói sonhos, alegria, paz, relacionamento em geral… enfim é muito triste essa doença e mais, ninguém acredita, pensam que é preguiça e frescura. Por favor aprovem essa lei.

Lusinete Pinheiro

Valeu Deputado! Por se importar com os portadores de fibromialgia. Muitas dores, transtornos de memórias , depressão e ansiedade. Eu policial penal aposentada. Venho sofrendo já algum tempo. Obrigada pela atenção . O SR. Deputado já esteve conosco em um evento no CPFS , onde pude conhecê-lo pessoalmente. Um grande abraço!