Um professor perguntou, certa vez, a um dos seus alunos qual era o significado da palavra amigo. O menino não soube, de pronto, responder. Ficou por alguns momentos, em silêncio e, por fim, repetiu a palavra amigo separando devagar as sílabas.
O professor porém, insistiu: vamos! responda-me. O que significa a palavra amigo? Ao fim de dois ou três minutos então o jovem respondeu: "penso que amigo é uma pessoa que nos conhece perfeitamente, sabe de nossa vida e, apesar de tudo, ainda nos quer muito bem!".
Bravo! – exclamou o professor uma resposta que me parece simples e perfeita!
Ter um amigo para dividir experiências, para bater papo, para ouvir a opinião de alguém que só quer seu bem, é uma coisa muito prazerosa.
Na verdade uma amizade é um bom exemplo de doação. A escuta do amigo é o melhor remédio contra o desespero ou a tristeza.
O amigo que te conhece de verdade por inteiro, é aquele que só de você piscar ou olhar para ele diferente, já sabe o que está acontecendo. E quando seu tom de voz muda já logo pergunta o que está acontecendo?
Na amizade verdadeira e madura, não existe prisão nem dividas, muito menos cobranças. Amigo que é amigo não cobra o sumiço ou a estranheza do outro, tenta entender. Às vezes passam meses sem se falar, mas quando falam sentem aquela mesma sensação de segurança e porto seguro.
Se em todas as relações existisse amizade, sejam elas entre marido e mulher, pais e filhos, ou entre irmãos, seria perfeito. O segredo de qualquer relação é a amizade. Nunca é tarde para conquistar um novo amigo, e é muito bom que a gente valorize as que já existem!
Fonte: http://www.sermelhor.com.br