Eliane: Um exemplo de força e determinação do sexo feminino ocorre de Conceição Jacuipe. É se ver nos tempos modernos, mulheres assumindo funções originariamente ocupadas por homens.Uma senhora com aparência tranquila de dona de casa trabalha há cerca de cinco anos com conserto de bicicletas.
Trata-se da dedicada e bem humorada Eliane dos Santos Alves, uma mulher de 45 anos com vitalidade de 30. Todos os dias ela encara uma oficina mecânica e dá conta de várias bicicletas.“Só não faço abrir catraca e desempenar jante; assim mesmo, porque nunca me dediquei de verdade”, diz Eliane. Nunca tomou um curso e, segundo a mesma, tudo que sabe, aprendeu com o cunhado.
Para Eliane, o trabalho mais complicado foi quando precisou enraiar jante. "E isso foi logo de cara, pois, assim que você pega a manha fica fácil”, diz a mecânica.Segundo Francisco, cunhado de Eliane e dono da oficina Afoncicles Peças, localizada na Rua Sérgio Carneiro, centro da cidade, o trabalho desenvolvido pela assistente é bem melhor que alguns ajudantes do sexo masculino que já tentou contratar no passado.
“Ela trabalha muito bem, melhor que muitos que já trabalhou aqui. Desempenha bem suas funções. O fato de ser mulher em nada atrapalha”, diz o dono da oficina. “No início algumas pessoas estranharam, mas hoje todo mundo confia em meu trabalho e não falta serviço”, comemora Eliane arrumando o eixo de mais uma bicicleta. Assessoria de comunicação da PMCJ.