Mulher.com

Graça Pimenta alerta população masculina sobre cuidados com a saúde

O objetivo da Política Nacional de Saúde do Homem, voltada para o público masculino com faixa etária entre 20 e 59 anos, é facilitar e ampliar o acesso aos serviços de saúde, pois as mulheres se cuidam mais que os homens.

O Ministério da Saúde está intensificando as ações do Programa de Saúde do Homem durante este mês, pois no próximo dia 27 completa-se dois anos do lançamento da Política Nacional de Saúde do Homem, cujo objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) alerta a população masculina sobre os cuidados com a saúde.

“Os homens têm receio de visitar médicos, principalmente urologistas e proctologistas. Porém, é preciso realizar exames e diagnosticar possíveis doenças a fim de obter uma melhor qualidade de vida. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Além disso, eles têm maior incidência de doenças do coração, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada”, alerta a parlamentar.

O Câncer da próstata tem uma evolução silenciosa durante a fase inicial. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma e, quando apresentam, são semelhantes ao aumento da freqüência urinária. A fase avançada da doença pode ser caracterizada por dor óssea, sintomas urinários e, quando mais grave, infecções generalizadas ou insuficiência renal.

O objetivo da Política Nacional de Saúde do Homem, voltada para o público masculino com faixa etária entre 20 e 59 anos, é facilitar e ampliar o acesso aos serviços de saúde, pois as mulheres se cuidam mais que os homens. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens; eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres.