Eleições 2024

”Feira precisa de uma representante negra na Câmara”, diz Urania Santa Barbara

Filha de Ivannide Santana Barbara, militante histórica feirense, a candidata quer seguir o legado de sua mãe na política.

Urania Santa Barbara
Foto: Divulgação/Ascom

Em Convenção Partidária realizada na tarde de sábado (3) pela coligação União por Feira, foi homologada a candidatura de Urania Santa Barbara pelo PT e quer se tornar a primeira mulher negra vereadora do município de Feira Santana. “Como uma cidade de maioria negra, não conseguiu eleger em 191 anos uma mulher negra para ocupar uma cadeira no poder legislativo?” questionou.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Filha de Ivannide Santa Barbara, mulher negra, militante histórica e uma figura pioneira na política feirense, Urania segue os passos de sua mãe. “Assumi esse papel com o compromisso de defender uma luta coletiva, afinal, aprendi política dentro de casa. Mulheres negras movem o mundo e são, em nosso país, responsáveis por estruturas essenciais à sustentação de uma sociedade. Portanto, o nosso lugar é também na política”, disse a candidata. “Feira precisa de uma representante negra que tenha voz ativa e um projeto progressista”, enfatizou.

Trajetória profissional e política

Urania Santa Barbara
Foto: Divulgação/Ascom

Formada em Letras Vernáculas pela Uefs e mestrado em Estudos Linguísticos, Urania é militante do PT desde os 16 anos. Seu engajamento em movimentos como o Movimento Negro Unificado e a Frente Negra Feirense (MNU/FRENEFE), evidenciam seu compromisso com a luta por igualdade e justiça social.

Destaca-se como uma personalidade presente na cena cultural de Feira de Santana. Desde sua participação como rainha de blocos afros até sua atuação como defensora das manifestações culturais afro-brasileiras.

Foi professora do curso de Pedagogia, onde contribuiu com a formação de profissionais da educação na cidade e região. Como empreendedora, foi trancista e também deixou sua marca ao abrir um espaço inovador de acompanhamento escolar. Atualmente, ela está licenciada do cargo de assessora de Gabinete da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado para assumir a candidatura para vereança em Feira de Santana, trazendo uma bagagem de experiência e comprometimento com a educação, cultura e direitos humanos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
FRACISCO TELES

ENGRAÇADO QUE TODOS ELES VÃO COM O BARATINO DE RESOLVER TUDO, QUANDO CHEGAM LÁ SÓ QUEM A NOTA DO BANCO , O POVO NÃO LEMBRA DE NADA E ELES DE BOA E QUEM VOTA SE LASCA, EU QUE NÃO VOU NESSA . ACREDITAR EM CONVERSA DE POLITICO E PREJUIZO.

Reginilde Masseca

Fico feliz de poder contar com a candidatura de Urania, que certamente levará as demandas da população negra e das mulheres da cidade para a Câmara Municipal. Ela também tem o papel importante de servir de referência positiva para os jovens negros da cidade, como um sujeito político em um espaço de poder, abrindo as portas para um legislativo que de fato represente a diversidade que Feira de Santana abriga. Força negona e conte com meu voto!

Tai

Merece demais! É o que Feira ta precisando

Irmão do quilombo

Esse é o perfil de pessoas que a Câmara de vereadores de Feira precisa. Gente seria, que conhece a realidade dos que são relegados as margens da sociedade.

Hipócrita

Feira, Bahia e Brasil precisam de representantes honestos e capazes rapaz, isso sim.. chega de matadores!

PH

Vai ganhar o que Maria achou no beco!

oliveira

OBS: ESTE REVOGA O TEXTO ANTERIOR, POR FALTA DE CONCORDANCIA.
Nem feira, nem a Bahia, nem o distrito federal e nem todos estados do Brasil, precisa de uma mulher negra ou uma mulher branca, ou um homem negro e nem de um homem branco. Toda nação brasileira, precisa é de uma nova legislação eleitoral, com princípios técnico, ético e moral, com diretrizes assim, cada cidadão, independente de raça, cor, e social, tenha as mínimas condições necessárias, adjunto com qualificações acadêmicas, atestados criminais, nada consta, dentro dos princípios jurídicos, inclusivo fora de desvios corretivos, para as condições de ser um candidato apto a disputar uma cadeira público na política em qualquer federação pública deste país, para que tais exigências necessárias, traduza o respeito ético, moral, com os direitos fundamentais e os suados impostos da nação, que forma o PIB nacional, municipal e estadual, de onde é retirado as verbas publicas para pagar os altos salários de cada político que se elegeu pelo votos de seus eleitores. Ainda sim, tais princípios, possa no mínimo ser útil para que mesmo com os votos de uma nação analfabeticamente política, onde a maioria, vota pelos seus próprios interesse e não pelos interesse coletivos da nação, ainda colocando em tese, milhares eleitores que votam sem ter o saber do valor de seu voto, e são presas fáceis para o engano de seus candidatos em suas campanhas com suas desmesuradas promessas enganosas. Que por suas falhas no ato de votar, possa no mínimo eleger um candidato que já foi passado por triagem pelas diretrizes aqui citada e tão necessária e desejada por grade parcela da nação.
Concluo que nenhum eleitor deve sair de suas casas para propiciar seu voto a qualquer candidato, considerando sua cor, sua raça, sua capacidade financeira ou social.” o voto tem o dever de ser por mérito, de igual forma um candidato deve ser considerado merecedor da disputa eleitoral, por mérito, técnico, formação estudantil, social e nada consta e nunca constou qualquer praticas de crimes perante a justiça deste país.
E para realçar essas minhas palavras, faço uma pergunta: “ quem neste Brasil, que já não ouviu algum cidadão dizer no pós eleição: Votei em fulano porque mim deu uma consulta; mim deu uma sexta básica; é meu vizinho; mim deu um dinheiro; mim ajudou quando em precisei no meu individual etc.? é bem verdade que qualquer um cidadão pode votar, obvio, todos pagam impostos e depende dos mesmos a serviços público no geral. A diferença nisto é: Não é qualquer um cidadão que deveria poder sair candidato a um cargo publico eleitoral, más um cidadão que tenha mérito, ética, moral, respeito, honestidade, boa recepção social no coletivo e não no individual.
Um cidadão tem de ter mérito e está alinhado e apto a todos princípios que é preciso ser criado para fins de candidatos.
“O cidadão deve saber que o voto também é um gatilho para sua desgraça ou para a sua melhoria da capacidade de vida dentro de seu país. Portanto, vote certo em prol de uma administração pública séria e honesta.
Então nobres eleitores” Não saiam de suas casas para votar em si própriop, vote pelo seu bem o bem de todos. Vote por mérito, técnico e princípios ético e moral, más não vote por cor, ração, e nem qualquer outras qualidades pessoais de candidatos.
Lembre-se que a máquina pública é uma senhora empresa criada e custeada por toda nação, para administrar o nosso país com sinceridade, ordem, respeito, prudência, responsabilidade e honestidade. Tome como péssimo exemplo dos venezuelanos, e Boa Sorte”.
“VOTE POR TECNICA, MÉRITO, ÉTICA E MORAL. “

Patriota

Feira de Santana precisa de Candidatos comprometidos com o povo e a cidade, independente de cor, sexo, raça, ideologias, e outros adjetivos que políticos, principalmente da esquerda, inventaram para dividir o povo. Não vejo em quê as diferenças políticas, as aparências pessoais, diferenças sexuais, ou outras quaisquer, venham a definir a capacidade, honestidade, interesse, vontade, e garra pra servir a coletividade. Qualquer um pode ser o candidato que fará a diferença, menos os políticos “vezeiros” que passam anos e anos no mesmo lenga-lenga no poder enganando e ludibriando o povão. Estes são velhos conhecidos que continuam enganando, iludindo, e comprando votos de eleitores alienados que não despertam do sono anestésico.

Antonio

Precisamos de pessoas que estejam comprometidas com o progresso de feira , isso não tem nada haver com cor

MARCONE FERREIRA DE AMORIM

Tá aí a cara da mudança.!!!

Santos

Já começou fazendo militância. Acho desnecessário tentar ganhar voto usando o termo mulher negra.

Alguém

É o que resta, porque proposta concreta de algo bom para a cidade, dificilmente esse tipo de candidato tem.

Então só resta ficar fazendo esses apelos identitários pra ver se consegue se eleger com os votos dos alienados.

PEDRO HENRIQUE

Quantas mulheres negras vc já viu ocupar uma cadeira na câmara?

Alguém

E daí?

Não há relevância nenhuma na cor da pele e no sexo da pessoa no contexto da competência para ocupar um cargo.

Ficar empurrando agenda progressista em cima de tudo leva a sociedade ao buraco.