“Segurança não atrasa, salva vidas!”

Feira de Santana registra alta de 38% nos acidentes com motos, alertam especialistas no encerramento da Semana Nacional de Trânsito

Segundo a coordenadora do Samu, Rita Lima, aproximadamente 82% das ocorrências de trânsito envolvem motociclistas.

Leitura: 10 Minutos
Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Foto: Apolo Rocha

Com o tema “Segurança não atrasa, salva vidas!”, a Semana Nacional de Trânsito foi encerrada nesta quinta-feira (25), em Feira de Santana, com um evento no Centro de Convenções que reuniu mototaxistas, motofretistas, motoristas de aplicativos, entregadores e representantes de órgãos ligados à mobilidade urbana e à segurança viária.

Realizada de 18 a 25 de setembro, a mobilização foi promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), e teve como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes e a preservação de vidas no trânsito.

A ação contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, autoescolas, motoristas e representantes de associações.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Entre as atividades, foi oferecido um curso gratuito de direção defensiva, promovido pela SMT em parceria com entidades como o Sincaap-BA (Sindicato dos Condutores Autônomos Cadastrados em Aplicativos de Carona e Entrega do Estado da Bahia).

Este ano, a campanha nacional trouxe o tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Ao Acorda Cidade, o superintendente Ricardo Cunha comemorou a adesão de quase 400 inscritos e destacou a importância de criar um canal permanente de comunicação com motoristas e entregadores de aplicativo, que têm apresentado aumento de sinistros em Feira de Santana.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Foto: Apolo Rocha

Segundo ele, “ninguém corre porque quer”. Muitos condutores enfrentam turnos exaustivos para fazer mais corridas e acabam descumprindo as leis. Para resolver, ele defende diálogo com as empresas de aplicativo e uma melhor remuneração.

Ricardo também destacou medidas práticas que têm favorecido os condutores.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Ricardo Cunha, da SMT | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Autuações: “Hoje a pessoa só pode ser autuada se a central de monitoramento tirar duas fotos. E entre essas duas fotos tem que haver um intervalo de quatro minutos. Então, aquela velha reclamação de que foi autuado porque parei para deixar um passageiro não existe mais.”

Paradas: “Vamos trocar quase 70% dos pontos de estacionamento por pontos de parada, de embarque e desembarque. Isso vai favorecer muito a categoria. Claro, vai favorecer todo o comércio, mas vai favorecer muito também essa categoria que, no meu entendimento, precisa ser mais assistida.”

Samu aponta aumento de acidentes com motociclistas

A coordenadora do Samu, Rita Lima, apresentou dados preocupantes de acidentes em Feira de Santana. Aproximadamente 82% das ocorrências de trânsito envolvem motociclistas. De janeiro a agosto deste ano, houve aumento de 38,4% nos sinistros em relação a 2024.

Ela reforçou que a pressa é o principal fator dos acidentes. “Por isso que o tema da campanha deste ano é ‘Desacelere, seu bem maior é a vida!’. Manobras arriscadas, excesso de velocidade, falta de atenção no trânsito, o não uso ou mau uso de equipamentos de segurança, uso de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias psicoativas, tudo isso influencia”, explicou.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Rita Lima, do Samu | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os traumas decorrentes desses acidentes são graves, e a ortotrauma do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) geralmente está lotada de pacientes jovens.

“Desde a fratura de fêmur, fratura de tíbia, uma fratura de braço e até um traumatismo cranioencefálico, que limita muito esses jovens, esses pacientes, com toda a vida laboral, proativos, e de repente ficam em cima de uma cama, sequelados, aguardando uma cirurgia e uma recuperação, que geralmente é longa.”

Para agilizar o socorro e melhorar o tempo-resposta do Samu, a orientação é: observe se a cena está segura, aproxime-se da vítima e ligue imediatamente 192 para falar com o médico. Passe informações precisas para que o socorro aconteça de forma ágil e eficiente. Segundo Rita, o trânsito difícil e a obstrução das vias pela população são desafios na resposta do Samu.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

PRF também reforça fiscalização sobre veículos de duas rodas

O policial rodoviário federal Ivanildo Cirqueira também alertou que motocicletas concentram a maioria das ocorrências em Feira de Santana, justamente por haver um grande número de motos na cidade. Pelo menos há uma ocorrência por dia envolvendo motociclistas.

Segundo ele, a fiscalização tem sido intensificada com equipes ostensivas e uso de motopatrulhamento para entregar uma melhor resposta, inclusive de prevenção.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Ivanildo Cirqueira | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Este mês recebemos muitos pedidos de palestras e outros tipos de ações voltadas à educação para o trânsito. A gente tem certeza absoluta de que só vai conseguir superar esses números trágicos através da educação, através da capacitação.”

Investimento na mobilidade de Feira de Santana

O prefeito José Ronaldo também esteve presente no evento. Ao Acorda Cidade, ele ressaltou os investimentos em sinalização, mudanças e estudos para reorganizar o tráfego na cidade. Agentes e um engenheiro de trânsito também foram nomeados para reforçar a SMT.

“Foi contratada a empresa que faz a sinalização horizontal e vertical, isso já está ocorrendo. Nos próximos seis meses eu espero que a gente atenda à demanda da cidade sobre essas questões. Estamos concluindo um estudo ali na região do Caseb. Acredito que no início do próximo ano vai ser feito, dando mais uma opção para desafogar o trânsito da cidade com a Rua Concórdia, que vai receber asfalto”, explicou o prefeito.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Prefeito José Ronaldo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A mudança vai possibilitar acesso ao centro de Feira de Santana sem precisar trafegar pela Avenida Getúlio Vargas.

Ele também revelou a intenção de implantar sinaleiras inteligentes, mas disse que os custos ainda são altos para o município. “Estamos tentando ver se conseguimos recursos extras para poder fazer essa sinalização.”

Especialistas reforçam importância da sinalização e da educação no trânsito

O advogado Rafael Rocha destacou que a responsabilidade pela segurança no trânsito deve ser compartilhada entre condutores, pedestres e órgãos públicos. Ele disse que, atualmente, a sinalização da cidade está precária, um problema que vem de governos anteriores.

“A responsabilidade não é só do motorista, e sim também dos próprios órgãos, que devem manter a sinalização em dia, as regras. Sem sinalização, a pessoa acaba, infelizmente, cometendo uma infração, e isso impossibilita a segurança viária.”

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Advogado Rafael Rocha | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje é um dia bastante especial para todos nós, condutores, motoristas, órgãos de trânsito, advogados, as pessoas que representam os sindicatos, porque o dia 25 de setembro é o Dia de Conscientização para Evitar Sinistros de Trânsito. Com certeza, todo mundo que participou deste evento vai sair hoje com a mente esclarecida sobre o que deve e o que não deve fazer para manter a segurança viária”, acrescentou.

Já Antônio Carlos Nascimento dos Santos, coordenador de Transportes e Observador Nacional de Segurança Viária, apontou como meta reduzir os sinistros em 50% até 2030.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Coordenador de Transportes Antônio Carlos | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A negligência, a imprudência e a imperícia são pontos que sempre batemos na tecla. O condutor de carro conduz sem usar o cinto de segurança, excede o limite de velocidade; os motociclistas, muitos não usam o capacete de forma correta, com viseira baixa, andam em alta velocidade, não sabem executar uma frenagem na saída da curva, e aí sim vem o tombamento desse condutor, que vai ao solo e possivelmente sofre fraturas, lesões graves e até pode ir a óbito”, alertou.

Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Encerramento da semana nacional de trânsito em Feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Nesta quinta (25), Feira de Santana realiza curso gratuito de Direção Defensiva

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram