Acorda Cidade
Dormir oito horas por noite é fundamental para manter uma boa qualidade de vida, já que, durante esse período, nosso organismo aproveita para reorganizar nossas memórias, a musculatura descansa, a pele se renova, entre outros benefícios.
Muitas pessoas se esquecem de verificar diversos detalhes na hora de comprar sua cama, como saber qual é o tipo de tecido utilizado no colchão. E isso é muito importante para conseguir o melhor aproveitamento do produto adquirido. Afinal, não é nada bom dormir em uma cama desconfortável por um longo período apenas por descuido.
As molas e a espuma dos colchões precisam ser de primeira qualidade, mas não é só neste item que devemos prestar atenção antes de comprar o produto. Há uma variedade enorme de materiais usados para fazer o acabamento da peça. São diferentes texturas que proporcionam conforto e resistência do produto para o consumidor.
No Brasil, os tecidos mais usados na confecção de colchões são de fibra de bambu, de banana, de coco e, ainda, o jacquard. O linho e o cashmere também são utilizados para este fim, mas são misturados com outras fibras. A trama jacquard, por exemplo, é misturada com algodão, viscose, entre outros tecidos. O segredo dos fabricantes de colchões é fazer coberturas do produto com fibras naturais, que garantem maciez e frescor ao produto. Assim, fica fácil ter uma boa noite de sono.
Com isso, o bambu tem sido muito utilizado para a produção de capas de colchão, já que é encontrado para tal fim com um valor bem mais em conta do que outros tipos de fibras. Além disso, o bambu garante um acabamento de colchão muito mais macio, com toque agradável e um frescor que não é encontrado em nenhum outro produto. Essa matéria-prima também tem uma enorme capacidade de absorver a umidade.
Tecidos nobres usados para acabamento de colchões
O cashmere é muito usado no acabamento de colchões, seja de espuma ou de mola. A fibra possui grande elasticidade, ajudando na regulação térmica. Além disso, o cashmere é muito macio e resistente. Já o linho é 11 vezes mais resistente que o algodão, sendo indicado para regiões quentes, pois conserva a cama fresca e regula a umidade.
Os fabricantes de colchões usam ainda um tecido chamado coolmax, que é um material usado por esportistas, que possui fibras para ajudar na evaporação de líquidos. Com isso, o consumidor levará um produto de alta qualidade, sem ter problemas quando cair algum líquido em cima da cama.
Por terem um preço mais elevado e serem considerados artigos de luxo, o linho e o cashmere são empregados apenas em colchões top de linha, que, como já falamos, valem o investimento. Já os colchões com acabamento em fibra de bambu e jacquard têm preços mais acessíveis para o fabricante, mas também mantêm a qualidade necessária, ainda que com outras características.
De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), os colchões que são fabricados no Brasil devem ser feitos com tecidos com tratamento antialérgico contra ácaros e fungos para garantir o bem-estar do consumidor.