Bahia

Empresa do metrô de Salvador faz proposta de linha até Feira de Santana com viagem de 45 minutos

O trem teria estações em Salvador e Feira de Santana, além de paradas em cidades importantes como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro.

Empresa do metrô de Salvador faz proposta de linha até Feira de Santana com viagem de 45 minutos Empresa do metrô de Salvador faz proposta de linha até Feira de Santana com viagem de 45 minutos Empresa do metrô de Salvador faz proposta de linha até Feira de Santana com viagem de 45 minutos Empresa do metrô de Salvador faz proposta de linha até Feira de Santana com viagem de 45 minutos
Foto: Divulgação
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Você já imaginou fazer a viagem entre Salvador e Feira de Santana em apenas 45 minutos? Essa é a proposta do Trem Regional da Bahia, um projeto que está sendo estudado pela CCR, a empresa que administra o metrô de Salvador.

No final de julho, a CCR enviou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) para diversos órgãos do Governo da Bahia, buscando o apoio para realizar estudos de viabilidade e convocar a iniciativa privada para tornar esse projeto uma realidade.

A MIP é um instrumento jurídico que permite que uma empresa privada apresente propostas para a realização de obras ou serviços públicos que sejam de interesse do poder público. Após o envio, cabe ao governo analisar a viabilidade técnica da obra e abrir a licitação caso decida pela sua execução.

Benefício para 4 milhões de pessoas

Segundo o documento da CCR, o Trem Regional beneficiaria diretamente mais de 4 milhões de pessoas. O trem teria estações em Salvador e Feira de Santana, além de paradas em cidades importantes como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro.

O governador Jerônimo Rodrigues já havia confirmado que a construção da malha do Trem Regional no estado era um “objetivo da sua gestão” e que realizaria estudo de viabilidade técnica e econômica para sua implantação. O gestor inclusive já se reuniu com equipes da CCR para discutir o assunto.

Investimento de R$ 2,6 bilhões

A estimativa da CCR é que o projeto custe R$ 2,6 bilhões com um custo anual de R$ 280 milhões para manutenção do modal. A ideia da concessionária é realizar a obra em parceria com o poder público, através de uma PPP (Parceria Público-Privada) com um prazo de vigência de 30 anos pela administração.

O documento não especifica de onde o trem sairia na capital baiana, mas considera o entorno do distrito de Humildes, às margens da BR-101, como o ponto de chegada na Princesa do Sertão, com a provável implantação de um sistema rodoviário integrado que ligasse o modal ao centro de Feira através do Anel de Contorno.

Fonte: Portal NE9

Dilton e Feito

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.