“Não queremos mais os elevadores e planos inclinados quebrando toda hora. A prefeitura não tem condições financeiras e administrativas de gerenciar esse sistema e sempre há uma desculpa para não funcionarem como deveriam”. A afirmação foi dada ontem ao Correio pelo prefeito João Henrique (PP), ao explicar por que decidiu abrir concessão para exploração pela iniciativa privada do Elevador Lacerda e dos planos inclinados de Salvador. Para João Henrique, a prefeitura não tem condições de manter o serviço. “A iniciativa privada é a saída. No Verão, tudo estará licitado e operando”, garantiu o prefeito. A Secretaria de Transportes e Infraestrutura (Setin) anunciou ontem que já tem prazo para livrar-se da manutenção dos equipamentos. “Em novembro será publicado o edital de licitação na modalidade concorrência para as empresas interessadas em operar o Elevador Lacerda e os planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade. Até o final de janeiro já teremos o nome da empresa vencedora”, garante o titular da pasta, José Matos. As informações são do Correio.
População é contra privatização do Elevador Lacerda
Após o anúncio da abertura de concessão para operação e manutenção do Elevador Lacerda, aliado à promessa de que a tarifa pule de R$ 0,15 para R$ 0,50 (mais de três vezes mais caro), a população já começou a manifestar sua insatisfação. Nesta quarta-feira (14), um grupo de mais de 300 pessoas já aderiu ao protesto promovido na rede social Facebook intitulado "Não à privatização do Elevador Lacerda, Planos Inclinados e Estação da Lapa". Mas os soteropolitanos não se movimentam apenas na web e também já discutem o assunto nas ruas da cidade. O operador de telemarketing Geadson Oliveira, de 20 anos, considera um absurdo a prefeitura se isentar da responsabilidade de cuidar do Elevador Lacerda, um dos pontos mais conhecidos da capital baiana. "A prefeitura já faz tão pouco e ainda quer encarecer?", questionou Geadson, em entrevista ao Bahia Notícias. Já a atendente de lanchonete Aline Bispo, 27, critica a transferência do serviço para a iniciativa privada e critica a validade da proposta. "Daqui a pouco vão privatizar o ar e vamos ter que pagar pra respirar", previu. A dona de casa Iara Cristina, 46, é outra que se opõe à ideia da administração municipal. "Isso está errado. O Elevador vai ficar muito caro", vociferou. De acordo com o secretário municipal de transportes, José Mattos, o preço cobrado deve ser justo para cobrir os custos operacionais do serviço. A privatização também atingirá os planos inclinados Gonçalves, Liberdade-Calçada e Pilar, além das estações da Lapa e de Pirajá.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalÃstica. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veÃculos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalÃstica. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veÃculos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.