Saúde

Domingo Branco: Ação na Nóide Cerqueira conscientiza sobre o câncer de pulmão

O câncer é o terceiro tipo mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres com cerca de 32 mil novos casos estimados por ano.

janeiro branco - saúde mental - jcomp freepik
Foto: Jcomp/Freepik

A Sociedade Feirense de Pneumologia realiza, no próximo domingo (31), uma mobilização a favor da prevenção ao câncer de pulmão. Batizada de “Domingo Branco” – em alusão ao “Agosto Branco”, mês de conscientização sobre a doença -, a iniciativa ocorrerá a partir das 8h, na Avenida Nóide Cerqueira, em frente ao Incardio Especialidades, e contará com atividades informativas e de bem-estar, voltadas à prevenção da doença e aos perigos do tabagismo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pulmão é o terceiro tipo mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres no Brasil, com cerca de 32 mil novos casos estimados por ano. Também, de acordo com o INCA, é o tipo de câncer que mais mata. Apenas em 2022, foram mais de 28 mil mortes registradas. No mundo, foram cerca de 1,8 milhão de mortes em 2020, conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tabagismo é, de longe, o principal fator de risco: é responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão.

presidente da Sociedade Feirense de Pneumologia, José de Souza Neto.
Presidente da Sociedade Feirense de Pneumologia, José de Souza Neto. | Foto: Divulgação

“O Domingo Branco representa um compromisso da nossa sociedade com a vida. Nossa missão é alertar a população acerca dos riscos do tabagismo e inspirar a adoção de hábitos saudáveis, como a atividade física e técnicas respiratórias, que podem proteger nossos pulmões. Estaremos presentes na Avenida Nóide Cerqueira no domingo para levar informação, prevenção e cuidado a toda comunidade”, afirma o o presidente da Sociedade Feirense de Pneumologia, José de Souza Neto.

A programação do Domingo Branco inclui: aulão de fit dance, conduzido por Laércio Vieira, para promover a prática de atividade física como ferramenta de prevenção; momento de respiração, conduzido por Suzany Carvalho, com com foco em técnicas que fortalecem os pulmões e incentivam a qualidade de vida; stand de massagem, promovendo relaxamento e bem-estar aos participantes, além de médicos e estudantes, promovento orientação. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.