Dom Itamar Vian

Direitos dos idosos

A Semana Nacional da Pessoa Idosa tem como objetivo divulgar os Direitos dos Idosos e conscientizar a população sobre a importância deles, como fonte de sabedoria para a família e sociedade.

Foto da crônica de Dom Itamar
Foto: Pixabay

De 01 a 08 de outubro é celebrada a Semana Nacional da Pessoa Idosa. Foi criada em 23.08.2021, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Nenhuma etapa da vida é melhor do que a outra. Cada uma tem seu tempo e sua função. Vida longa é um prêmio! Uma sociedade é julgada pela forma como trata suas crianças, seus idosos e as pessoas com alguma deficiência. Será que o Brasil passa por esse teste?

A SEMANA Nacional da Pessoa Idosa tem como objetivo divulgar os Direitos dos Idosos e conscientizar a população sobre a importância deles, como fonte de sabedoria para a família e sociedade. Visa, também, o incentivo à troca de experiências entre gerações, estímulos à prática de atividades físicas, como fatores de promoção da saúde, bem estar e autoestima dos idosos. Velhice não é doença, mas um privilégio!

É DIREITO das pessoas em idade avançada contar com Políticas Públicas que lhes deem condições de desfrutar a vida com dignidade. Acima de tudo, devem encontrar uma sociedade marcada pela solidariedade entre familiares e gerações. A lei 8.842/94, que dispõe sobre Política Nacional do Idoso, assegura às pessoas idosas direitos, nem sempre respeitados, como: Direito à vida, à cidadania, a participação na comunidade, ao bem estar familiar e social, além das condições físicas, intelectuais e psíquicas, para que os idosos exerçam atividades remuneradas.

A REALIDADE da maioria dos idosos brasileiros é bem diferente: Vivem com recursos previdenciários insuficientes, falta de lazer e recreação, poucas oportunidades de trabalho remunerado, atendimento médico deficiente, além da falta de Casas de Acolhimento que acolham idosos sem família. Participar ativamente do Conselho Municipal do Idoso é um caminho para garantir seus direitos. Não há nada que justifique a exclusão dos idosos!

DURANTE a vida, o ser humano passa por diferentes etapas, cada uma com suas características: infância, juventude, vida adulta e velhice. Nenhuma dessas etapas pode prescindir da outra. Vale a comparação com as estações do ano. Cada uma tem seu tempo e sua função. A idade mais bela não é a do adolescente, do jovem, do adulto ou do idoso. É aquela que estamos vivendo!

A BÍBLIA, ao referir-se à pessoa idosa, usa palavras de sabedoria: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e tratem-nas com todo o respeito.” (Lv. 19,32). Paulo, sem dúvida, tinha isso em mente quando escreveu a Timóteo: “Não repreendas asperamente a pessoa idosa, mas exorta-a como se ela fosse teu pai.” (Tm. 5,1). “Quão bela é a sabedoria, a inteligência e a prudência nas pessoas de idade avançada”. (Eclo. 25,7-8).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]