Calçados

Dicas para escolher o tênis infantil ideal

Não menos importante, o tamanho certo do calçado também é um fator para ser pensado, calçado grandes ou pequenos demais podem causar grandes desconfortos para os pequenos.

Acorda Cidade

Os tênis infantis são muito importantes no desenvolvimento das crianças. Desde os primeiros meses de vida eles ajudam na boa formação da pisada da criança e, por isso precisam ser escolhidos de forma certa. As crianças adoram brincar, correr, pular e todas as atividades fazem parte do seu desenvolvimento, pois assim elas descobrem uma coisa nova todos os dias. Por isso é importante que os pais não abram mão da qualidade dos calçados e o conforto no pezinho da criança.

Não menos importante, o tamanho certo do calçado também é um fator para ser pensado, calçado grandes ou pequenos demais podem causar grandes desconfortos para os pequenos. Veja abaixo as indicações de calçados para cada fase.


Bebês

Os bebês precisam dos calçados apenas para proteger os pezinhos do frio, portanto o ideal é que o calçado tenha palmilhas planas e se ajuste perfeitamente aos pés do bebê. Outro ponto muito importante é que o material do calçado permita a transpiração do pezinho, dessa forma evita qualquer tipo de alergia.

Aprendendo a andar

Nessa fase a característica principal do calçado infantil é que ele seja firme no pé do pequenino. Nos primeiros passos a criança precisa ter segurança ao andar e o calçado precisa estar apto para isso. O calçado deve conter um sistema de antiderrapagem para evitar que a criança escorregue. Além disso, é fundamental “checar” a qualidade do material que é feito o sapato e a palmilha.

Crianças maiores

Crianças a partir dos 5 e 6 anos já possuem uma energia de sobra, elas querem correr, pular, brincar o tempo todo e para que o calçado não prejudique seu desenvolvimento, além do sistema de antiderrapagem, o ideal é que ele tenha amortecedores para aliviar o impacto dos pés no chão. Nessa fase as meninas costumam se encantar por calçado que imitam os adultos, portanto é importante ter a atenção ao salto. Os especialistas alertam que o salto não pode ser maior que 2 centímetros, mais que isso pode prejudicar o desenvolvimento da pequena.