Acorda Cidade
Seja para ter um frescor no verão ou aquele ambiente aconchegante no inverno, o ar condicionado se tornou um produto imbatível na casa dos brasileiros. O aparelho é útil e garante uma melhora na qualidade de vida e torna os ambientes mais agradáveis dentro de casa (veja opções aqui). Entretanto, mesmo com tanta praticidade, existem algumas medidas que podem melhorar o seu funcionamento. Isso garante tanto um desempenho aprimorado quanto a própria economia de energia elétrica. Veja aqui cinco dicas na hora de instalar o equipamento:
Altura
A altura do ar-condicionado é um quesito importante na hora de colocá-lo em um novo ambiente. É preciso ter consciência de que ele deverá ficar em um lugar alto, para que a circulação de ar frio seja mais natural e consiga suprir todo o cômodo com menos trabalho. Além disso, é preciso ter um espaço mínimo entre o equipamento e o teto. Os especialistas recomendam uma distância de 15 cm.
Distância do sol
Um dos fatores de maior importância na escolha do local é justamente a presença do sol, principalmente em quartos onde a incidência dos raios é grande. A principal medida é evitar a luz solar diretamente sobre o aparelho, causando um aquecimento desnecessário e um desgaste da máquina. Além disso, é preciso avaliar com antecedência se o quarto recebe o sol da manhã ou da tarde. No segundo caso, a potência requisitada será maior.
Plantas
É importante evitar espaços onde há muitas plantas, principalmente no caso de quartos, ambientes fechados ou cômodos onde há muitas pessoas ou são usados para descanso. Isso porque as plantas podem liberar pólen, que pode ser prejudicial para pessoas alérgicas.
Arrumação
Evite obstruir o ar que sai do aparelho. É importante que o ar-condicionado esteja sempre em uma posição que não encontre obstáculos, como cortinas, móveis e outros elementos. Isso faz com que a corrente de ar seja contínua, evitando o desgaste do motor, que funcionará somente quando requisitado. Além disso, o cômodo também receberá uma temperatura constante que conseguirá ser avaliada com clareza pelo termômetro do aparelho. Os modelos mais novos possuem esses ajustes, por isso é importante pesquisar bem qual é o melhor ar-condicionado para sua casa.
Tamanho
Além de saber o local onde ele será colocado, também é importante ter consciência das dimensões do cômodo e do aparelho para escolher o modelo ideal para suprir as necessidades desse ambiente. No caso de pequenos espaços, com 9 m², por exemplo, serão necessários 9000 BTUs. Em cômodos maiores, com 25m², devem receber 1200 a 1500 BTUs, dependendo do sol.
Nunca vedar
O ambiente que será aquecido ou refrigerado geralmente fica todo obstruído para garantir uma temperatura uniforme. Entretanto, essa atitude é recriminada por especialistas, já que isso faz com que a circulação e renovação de ar sejam completamente inviabilizadas. A vedação do cômodo pode facilitar a transmissão de doenças e causar alergias. Outro fator importante é posicioná-lo de forma correta para que o ar nunca atinja diretamente as pessoas, principalmente em ambientes de trabalho.