Discretas e, ao mesmo tempo, sofisticadas, as portas mimetizadas são presenças quase que obrigatórias nos projetos residenciais contemporâneos, resolvendo diferentes questões graças à sua versatilidade. Ocultas entre painéis e revestimentos, elas revelam um novo olhar sobre as áreas de circulação da casa: sem excessos, ruídos e com delicadeza são capazes de ‘sumir’ nos ambientes, oferecendo fluidez visual.
Embora sejam soluções, aparentemente, simples, há vários detalhes minuciosos para uma porta mimetizada ser impecável, desde a escolha dos acabamentos, passando pela definição de puxadores e ferragens, finalizando com uma instalação feita por experts. Para tratar o tema com profundidade, a SCA Jardim Europa, boutique paulistana especialista em soluções personalizadas em projetos de movelaria e com um portfólio vasto de todo tipo de porta, reuniu informações preciosas sobre o tema.
Mas quando usar as portas mimetizadas? Sempre que o objetivo for valorizar a arquitetura com discrição e requinte. Elas são perfeitas para projetos minimalistas, ambientes integrados e espaços que pedem continuidade visual, como halls de entrada, corredores, áreas sociais ou quartos. Além disso, são uma excelente alternativa para esconder funções técnicas — como depósitos, lavanderias e banheiros — sem comprometer a proposta do projeto.
“As portas mimetizadas têm uma função que vai além da estética, pois ajudam a organizar visualmente o ambiente e valorizam o projeto. Imagine um painel de madeira na sala que, de forma quase mágica, esconde diferentes áreas de passagem, deixando tudo em perfeito harmonia e leveza”, explica Karina Alonso, da SCA Jardim Europa.
Pivotantes, de giro, correr, entre outras opções, as portas mimetizadas são ideais para quem deseja um layout limpo, sem a interrupção visual de molduras e batentes tradicionais. Integradas aos painéis, elas desaparecem no ambiente, conferindo amplitude e elegância silenciosa. E, mais do que beleza, oferecem alta performance: todos os sistemas da SCA usam dobradiças italianas da marca Ceam, reconhecidas mundialmente pela durabilidade e suavidade no fechamento.
Como ponto de partida, uma dica de Karina Alonso, da SCA Jardim Europa, é prever a porta mimetizada já na fase de projeto, principalmente por conta do alinhamento da alvenaria, drywall e esquadrias. Outros cuidados, especialmente, na instalação, são: a parede onde será instalada precisa estar perfeitamente nivelada e aprumada, para não comprometer o fechamento e o visual da porta, além disso, as ferragens devem ser de alta qualidade, pois ficam embutidas e precisam suportar o peso sem desalinhamentos futuros. Em muitos casos, usam-se modelos sem batente, o que exige atenção redobrada à vedação e estabilidade.
Outra atenção especial sobre as portas mimetizadas é a seleção do puxador, que pode ser cava, barra, de embutir com alça ou pegador, fecho-toque etc. Quando falamos de manutenção, convém evitar a limpeza com produtos abrasivos ou úmidos em excesso, principalmente em portas com pintura especial ou acabamento em laca. A longevidade desse recurso é grande, mas de anos em anos vale verificar dobradiças, pivôs e fechos magnéticos para evitar folgas ou desalinhamentos.
5 Vantagens Imbatíveis das Portas Mimetizadas
- Estética clean e moderna
- Integração visual com a arquitetura
- Ideal para esconder ambientes de serviço, banheiros ou acessos técnicos
- Valorizar imóveis de alto padrão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.