
Eleita a palavra do ano de 2025 pelo dicionário de Cambridge, “parassocial” é uma palavra que ajudar a explicar um fenômeno cada vez mais presente na vida digital. O termo, criado em 1956 por sociólogos americanos, descreve uma conexão unilateral (de apenas um lado), na qual uma pessoa se sente próxima ou confia em alguém que não conhece pessoalmente, como artistas, personagens fictícios, influenciadores ou assistentes virtuais.
De acordo com o dicionário de Cambridge, a expressão, embora tenha nascido no meio acadêmico, ganhou popularidade em 2025 após ser usada frequentemente entre fãs para descrever suas relações com figuras públicas.
Um dos episódios que causaram a visibilidade da palavra foi o anúncio do noivado da cantora Taylor Swift com o jogador de futebol americano Travis Kelce, em agosto de 2025. Nas redes sociais, os fãs repercutiram o fato comentando suas reações como parassociais, reconhecendo a sensação de intimidade pela forma como acompanham a vida da artista, ainda que à distância, como se fosse um acontecimento de alguém próximo, como um amigo ou familiar.
Esse tipo de vínculo não é necessariamente negativo, mas exige atenção. A professora de psicologia social Simone Schnall, da Universidade de Cambridge, observa que muitas pessoas passam a acreditar que conhecem profundamente essas figuras públicas, desenvolvendo níveis elevados de confiança e lealdade, mesmo sem reciprocidade. Em alguns casos, isso pode gerar frustração, dependência emocional ou reações intensas diante de decisões pessoais dos ídolos.
“Isso leva à sensação de que as pessoas ‘conhecem’ aqueles com quem formam vínculos, podem confiar neles e até mesmo demonstrar formas extremas de lealdade. No entanto, é uma conexão completamente unilateral”, explicou a especialista.
Origem da palavra
O termo foi introduzido nos Estados Unidos pelos sociólogos Donald Horton e Richard Wohl em 1956, quando observaram como os telespectadores desenvolviam relações parassociais com personalidades da TV, que eram vistos da mesma forma que amigos ou familiares.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.