Foto: Divulgação
A bancada federal da Bahia ficou bem dividida na votação do projeto de reajuste de 8,7% para os aposentados: 20 deputados foram favoráveis à matéria e 21 contrários, por apoiar o índice de 7% defendido pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT). Os únicos parlamentares baianos da situação que se manifestaram pró-aumento foram os legisladores Uldurico Pinto (PHS) e Sergio Carneiro (PT). O incremento aprovado foi de 7,7%, o que foi considerado irresponsável pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e corre risco de ser vetado pelo presidente Lula. Em entrevista ao Bahia Notícias, Pinto diz que não tem medo de retaliação. “Pode cortar as emendas”, desafiou. Confira a seguir a votação dos deputados federais baianos e fique sabendo quem votou contra e a favor. (Fernanda Dourado)
Bahia (BA)
Alice Portugal PCdoB Sim
Antonio Carlos Magalhães Neto DEM Art. 17
Claudio Cajado DEM Sim
Colbert Martins PMDB Sim
Daniel Almeida PCdoB Sim
Edson Duarte PV Sim
Fábio Souto DEM Sim
Félix Mendonça DEM Não
Geddel Vieira Lima PMDB Não
Geraldo Simões PT Não
João Almeida PSDB Não
Jorge Khoury DEM Sim
José Carlos Aleluia DEM Sim
José Carlos Araújo PDT Sim
José Rocha PR Não
Jutahy Junior PSDB Não
Lídice da Mata PSB Sim
Luiz Bassuma PV Sim
Luiz Carreira DEM Sim
Márcio Marinho PRB Sim
Marcos Medrado PDT Sim
Maurício Trindade PR Não
Nelson Pellegrino PT Não
Paulo Magalhães DEM Sim
Roberto Britto PP Sim
Sérgio Barradas Carneiro PT Sim
Sérgio Brito PSC Sim
Tonha Magalhães PR Não
Uldurico Pinto PHS Sim
Veloso PMDB PmdbPtc Sim
Walter Pinheiro PT Não
Zezéu Ribeiro PT Não
Total Bahia: 32
Fator previdenciário
Por 323 votos a favor, 80 contra e duas abstenções, a Câmara derrubou o fator previdenciário (índice que funciona como redutor das aposentadorias) a partir de 1° de janeiro de 2011. Assim, a Casa concluiu a votação da Medida Provisória 475/09, que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo. A matéria ainda será analisada no Senado, conforme informou o Congresso em Foco.
Sem punições
Foto: Agência Câmara
A atitude dos deputados federais baianos Sérgio Barradas Carneiro (PT) e Uldurico Pinto (PHS) de contrariar a orientação do governo na votação que concedeu 7,7% de reajuste aos aposentados não terá implicações negativas. De acordo com o líder da bancada, Cândido Vaccarezza (PT-SP), não haverá punição aos indisciplinados. “O governo não tomará nenhuma atitude. Foi uma questão pontual em que os deputados votaram contra o governo, mas em outras questões eles sempre estiveram conosco”, explicou ao Bahia Notícias. A aprovação foi considerada uma grande derrota para a base aliada do presidente Lula, que poderá vetar a medida, uma vez que causaria um impacto de R$ 30 bilhões nas contas da Previdência Social brasileira. (Evilásio Júnior).
Sem preocupações
Foto: Divulgação/Twitter
Mostrando-se tranquilo sobre os rumores em torno de uma possível tentativa de reeleição de ACM Júnior, o ex-prefeito José Ronaldo, durante entrevista ao Acorda Cidade, disse que o correligionário “não é carta fora do baralho” e o classificou como um “bom companheiro”. Ronaldo garantiu que já fez sua opção pela candidatura ao Senado, e ela independe da decisão de ACM Júnior. O ex-prefeito também informou que sempre incentivou o “companheiro” a manter sua candidatura, que pode não ocorrer por causa de questões particulares. Sobre os comentários feitos na coluna Tempo Presente, do Jornal ATARDE, pelo jornalista Levi Vasconcelos, José Ronaldo afirmou não ter nada contra o pedido de Serra (PSDB) para que ACM Júnior seja candidato.
Sobre o DIAP
Quanto à pesquisa do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), o pré-candidato avaliou que ele não elege candidatos e os números apresentados não lhe trazem preocupação. José Ronaldo também informou que está com a agenda cheia. Ontem teve compromissos em Várzea da Roça e Alagoinhas e nesta quinta terá vários encontros em Salvador. A agenda de compromissos também se estende por todo o final de semana com viagens para outras cidades do Estado.
Fim das picuinhas
Foto: Thaine Rodrigues
Não é mais nenhuma novidade a aproximação do prefeito Tarcízio Pimenta com o governador Jaques Wagner. O deputado José Neto (PT) fez questão de ressaltar o fim das “picuinhas”, após participar de reunião sobre a regionalização do SAMU, no Paço Municipal, na quarta-feira (05). Neto afirmou que os dois governos, estadual e municipal, estão trabalhando juntos para melhorar as condições na área de saúde e vão concentrar esforços nas questões práticas, e não perder tempo com picuinhas.
MP quer barrar programa do PT
Trabalhado nos bastidores da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff como um trunfo capaz de inflar a popularidade da pré-candidata petista ao Planalto, o programa partidário do PT entrou na mira do Ministério Público Eleitoral e corre o risco de não ir ao ar no próximo dia 13. A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, sugeriu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíba a veiculação do programa em rede nacional de rádio e televisão. O parecer, enviado esta semana ao tribunal, é resposta à representação movida pelo PSDB e pelo DEM contra o PT no ano passado. A oposição argumenta que o PT usou o espaço reservado para a propaganda partidária em dezembro de 2009 para promover a pré-candidatura de Dilma. Além da proibição para que seja veiculada a propaganda neste semestre, os partidos querem que o TSE aplique multa ao PT e a Dilma. Agora, caberá ao ministro do TSE Aldir Passarinho Junior analisar a representação. Informações do Estadao.
Favoráveis ao ficha limpa
Dos 381 deputados que votaram para manter a redação proposta pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) no substitutivo ao projeto Ficha Limpa, 377 se posicionaram contrários ao destaque supressivo apresentado pelo deputado Jovair Arantes (PTB-GO). A iniciativa previa a retirada da necessidade de passar por órgão colegiado a condenção de políticos. Na prática, o destaque manteria as coisas do jeito que elas estão. Basicamente, a inegibilidade só aconteceria com a ação transitada em julgada. Ou seja: com o político condenado. Veja a lista do Congresso em Foco dos deputados favoráveis ao ficha limpa.
Bahia (BA)
Alice Portugal PCdoB Sim
Antonio Carlos Magalhães Neto DEM Sim
Claudio Cajado DEM Sim
Daniel Almeida PCdoB Sim
Edson Duarte PV Sim
Fábio Souto DEM Sim
Félix Mendonça DEM Sim
Geraldo Simões PT Sim
João Almeida PSDB Sim
João Carlos Bacelar PR Sim
Jorge Khoury DEM Sim
José Carlos Aleluia DEM Sim
José Carlos Araújo PDT Sim
José Rocha PR Sim
Lídice da Mata PSB Sim
Luiz Alberto PT Sim
Luiz Carreira DEM Sim
Marcelo Guimarães Filho PMDB Sim
Márcio Marinho PRB Sim
Marcos Medrado PDT Sim
Mário Negromonte PP Sim
Maurício Trindade PR Sim
Nelson Pellegrino PT Sim
Roberto Britto PP Sim
Sérgio Barradas Carneiro PT Sim
Sérgio Brito PSC Sim
Tonha Magalhães PR Sim
Veloso PMDB PmdbPtc Sim
Walter Pinheiro PT Sim
Zezéu Ribeiro PT Sim
Total Bahia: 30
Os ficha suja
Veja a relação, por bancada estadual, dos congressistas que respondem a algum tipo de processo ou inquérito no STF. A lista é do Congresso em Foco.
Deputados
Fernando de Fabinho (DEM-BA)
Inquérito 2656 – crimes eleitorais (transporte em dia de eleição)
Inquérito2684 – crime de responsabilidade
Geraldo Simões (PT-BA)
Ação Penal 471- captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral
Inquérito 2707 – emprego irregular de verbas públicas.
Inquérito 2759 – crime de responsabilidade.
Inquérito 2719 – responde por crimes de responsabilidade.
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Inquérito 2793 – crime de desacato
Joseph Bandeira (PT-BA)
Ação penal 486 – peculato
Maurício Trindade (PR-BA)
Ação Penal 510 – tráfico de influência
Paulo Magalhães (DEM-BA)
Inquérito 2311 – lesões corporais (com parecer da PGR pelo arquivamento)
Roberto Britto (PP-BA)
Ação Penal 512 – Captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral
Tonha Magalhães (PR-BA)
Inquérito 2677 – crimes da Lei de Licitações
Inquérito 2805 – crimes de responsabilidade – autuada em 23/03/2009
Uldurico Pinto (PMN-BA)
Inquérito 2706 – formação de quadrilha e crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral. O procedimento corre em segredo de Justiça
PEC do Divórcio
Foto: Divulgação
O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Uefs promove, sábado (8), palestra sobre o tema PEC do Divórcio e Enxugamento da Constituição, a ser proferida pelo deputado federal Sérgio Carneiro (PT-BA). A atividade, prevista para as 9h30, no auditório do módulo 4, integra as atividades do Projeto O Direito na Prática, desenvolvido pelo Departamento. Para professor Agenor Sampaio Neto, organizador do evento, a palestra é importante para toda a sociedade. “O país passa por um momento ímpar na discussão desse tema, visto por muitos como um avanço social e por outros ainda com preconceito”, disse.
Copa em 3D
"Assistir à Seleção Brasileira em 3D será uma experiência única. O telespectador terá a sensação de estar dentro do estádio", disse Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia, ao informar que a Rede Globo sairá à frente do mercado ao apostar no formato 3D para a transmissão de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Para que a transmissão em 3D fosse possível, a Globo firmou acordo com a Fifa, Cinemark e Golden Goal acabam de fechar o acordo que viabiliza a transmissão em 3D dos Fifa 2010.
Quase 100 ligações
De janeiro a abril de 2010 foram realizados 83 atendimentos pela Ouvidoria em Feira de Santana. Até o dia 05 de maio, 72% das queixas registradas foram respondidas. A coordenadora do órgão no município, Jacyrema Souza Freitas, informou que a maioria das ligações recebidas está relacionada à marcação de exames médicos ou pedido de medicamentos. A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde, que está em funcionamento desde 2005 em Feira de Santana, é mais uma opção de comunicação para o cidadão fazer solicitações, reclamações, elogios e até mesmo denúncias relacionadas à área de saúde. O contato com a Ouvidoria pode ser feito por telefone, através do número 0800 284 7030, ou até mesmo pessoalmente, na Secretaria de Saúde.
Novo padrão
Foto: Secom
Para regularizar otransporte individual de passageiros desenvolvido por moto-taxistas em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) baixou duas portarias, que fortalecem à atividade legalizada da classe trabalhista. Publicada nesta quinta-feira (6), a portaria de número 015/2010 estabelece novo padrão de uniforme para os moto-taxistas, que compõe o Sistema Individual de Transporte Alternativo (Stiac). Com isso, no prazo de 30 dias, os moto-taxistas deverão trabalhar vestidos com recém criado padrão de camisa, dois capacetes, destinados ao condutor e ao passageiro, de acordo com padrão previamente estabelecido na portaria 036/2009, toucas descartáveis para uso do passageiro, luvas para uso do condutor, crachá identificador do condutor, conforme modelo definido pela SMTT, calça jeans e botina preta.
Despadronização
Também, nesta quinta-feira, foi publicada a portaria de número 016/2010, a qual determina o prazo de oito dias para despadronização das motocicletas que operam através do certame licitatório antigo, no Stiac e ainda permanecem com veículos na cor amarela. Os profissionais que estão trabalhando nessas condições devem comparecer a SMTT, para despadronização, sob pena de serem fiscalizados como transporte clandestino. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Flailton Frankles, em paralelo às exigências aos profissionais legalizados será intensificada a fiscalização do transporte clandestino. (Secom).
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalÃstica. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veÃculos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalÃstica. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veÃculos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.