Acorda Cidade
Em tempos de crise, toda e qualquer economia no orçamento familiar é de grande ajuda para aliviar o bolso dos brasileiros. E uma despesa fixa e primordial para todas as residências é o gás de cozinha, utilizado diariamente para a preparação de alimentos e refeições.
Veja algumas medidas fáceis e eficientes para adotar no dia a dia e promover um consumo inteligente de gás, evitando desperdícios e prejuízos no final do mês.
Opte por um fornecedor de confiança
Além de respeitar as normas de segurança, o gás de cozinha fornecido por um fornecedor qualificado também passa por uma série de controles de qualidade, que vão das condições do botijão até o rendimento do gás liquefeito de petróleo, garantindo seu melhor rendimento.
Fogão e limpeza
Verifique se o posicionamento de seu fogão está em uma área livre de circulação de correntes de ar, que podem apagar as chamas durante o uso e provocar vazamentos e acidentes.
Fique sempre de olho na limpeza dos queimadores do fogão e do forno. Se os orifícios de saída de gás estiverem parcialmente entupidos pelo acúmulo de sujeira, os alimentos levarão mais tempo do que o necessário para ficarem prontos.
Preparando alimentos
Ao escolher a panela, respeite o diâmetro da boca do fogão: as maiores ficam nos queimadores grandes e panelas pequenas nos queimadores menores. Colocar uma panela pequena na boca maior do fogão gera perda de calor nas laterais de chama, desperdiçando tempo de cocção e gás.
Livre-se de panelas amassadas e com sua superfície irregular, que prejudicam seu posicionamento no fogão e a distribuição uniforme do calor.
Utilize a panela de pressão sempre que possível, já que ela acelera o cozimento dos alimentos.
Coloque feijões e outros grãos de molho antes de cozinhar, diminuindo o tempo que eles levam para amaciar. Para vegetais e outros alimentos mais duros, vale a pena picá-los em pedaços pequenos para acelerar seu cozimento.
Não encha demais as panelas, principalmente com líquidos. Evite transbordamentos: basta colocar água até cobrir o alimento e ele irá levar menos tempo para cozinhar.
Tampe as panelas para conservar o calor interior das panelas e manter um bom ritmo de cozimento.
Use o forno com moderação, pois seu consumo pode chegar até a mesma quantidade de gás utilizada por três bicas acessas ao mesmo tempo.
Observe a cor da chama do fogão enquanto cozinha. Caso ela não se mantenha azulada, procure a assistência técnica para a regulagem dos queimadores.