Acorda Cidade
No cenário atual, é notável o avanço do comércio eletrônico no Brasil e no mundo: se antes as pessoas tinham certo receio em realizar compras on-line, hoje a prática vem se tornando cada vez mais comum. Mas além do já tradicional comércio virtual, um novo negócio vem chamando a atenção dos internautas. Os leilões virtuais permitem que os interessados possam adquirir diversos bens por preços bastante inferiores aos de mercado e ótimas formas de pagamento.
Um dos segmentos dessa modalidade de compra que vem ganhando bastante força nos últimos anos é a dos leilões de carros. A oferta de veículos recuperados por seguradoras e financiadoras e colocados à venda em leilão pode ser uma ótima oportunidade para fazer negócio. Porém, apesar de toda a facilidade e praticidade oferecida por esse tipo de compra, é essencial estar atento a muitos detalhes. Afinal, trocar de carro ou adquirir um novo veículo é uma decisão bastante importante e, por isso, exige alguns cuidados.
O primeiro passo – e um dos mais importantes – é ler o edital do leilão com bastante atenção. Esse documento deve conter todas as informações sobre o leilão em questão, como taxas, regras, formas de pagamento, estado de conservação do veículo etc. É preciso estar atento aos custos ocultos no edital, pois, em alguns casos, o arrematador deve arcar com possíveis multas, por exemplo. Além disso, fique atendo às taxas: além do arremate do leilão, você ainda terá que pagar algumas taxas administrativas, a diária do pátio e os 5% do valor do arremate para o leiloeiro.
Após ler o documento atentamente e se certificar de todas as informações necessárias, é essencial ver o veículo ofertado pessoalmente. Apenas dessa forma é possível verificar e confirmar o seu real estado de conservação. Nessa visita de vistoria, analise alguns itens que podem dar problema e verifique se as portas estão alinhadas, se o motor está em bom funcionamento etc. É válido lembrar que nessa vistoria o carro não pode ser ligado. Assim, é de grande ajuda o interessado realizar a visita junto a um mecânico de confiança, que esteja atento a todos os mínimos detalhes.
Outro passo importante é estabelecer um valor limite pelo veículo e não ultrapassá-lo. É comum que as pessoas se empolguem diante das boas condições de compra e dos excelentes preços disponíveis em um leilão. No entanto, é essencial fazer um planejamento prévio, de preferência junto à sua família, e colocar na ponta do lápis somente aquilo que pode gastar.
Além disso, só dê um lance se você realmente for comprar o veículo, pois não é permitido cancelar um lance em leilão público. Caso você arremate o carro e desista da compra, terá que arcar com algumas taxas, como a prestação do serviço do leilão público, as taxas administrativas relativas ao veículo e os famosos 5% de taxa ao leiloeiro.
Antes de partir para o momento da compra, é interessante habituar-se ao esquema dos leilões: faça uma visita, acompanhe alguns leilões apenas como espectador. Dessa forma, você se acostumará melhor com os jargões característicos dessa modalidade de compra, além de entender mais facilmente sua dinâmica. Quando menos esperar, você já estará pronto para dar seus próprios lances.