Acorda Cidade
Lavar à mão ou colocar na máquina? Essa é uma eterna dúvida no caso das peças mais delicadas, pois muitas pessoas têm medo de danificar roupas especiais. As máquinas mais modernas, no entanto, prometem lavar até as roupas mais frágeis sem estragar os tecidos. Vale a pena ficar atento a algumas dicas para ter sempre peças limpas e cheirosas, desfrutando delas por muito tempo.
Lavadora
Os diferentes modelos de máquina influenciam no resultado, principalmente no caso de roupas mais delicadas e de tecidos leves. Seda, organza, viscose, tule e bordados, por exemplo, demandam mais atenção tanto pelo valor e beleza agregados, já que geralmente são usados em peças mais chiques e de festa, quanto pela delicadeza das costuras e estruturas. Os tecidos naturais como linho e lã podem entrar em algumas máquinas específicas que garantem uma lavagem mais suave. Vale a pena investir em lavadoras modernas para ter mais tempo e menos preocupações no futuro. Veja aqui alguns modelos.
Saquinhos
Os saquinhos para lavar roupa são práticos, simples e praticamente todas as peças delicadas podem ser colocadas neles. Protegidas, as roupas podem ser lavadas com eficiência sem danificar a estrutura ou as fibras do tecido. É importante ressaltar que separar as peças antes de colocar na máquina de lavar é um processo importante para obter um melhor resultado. Além disso, algumas peças não podem ser lavadas na máquina. É o caso de tecidos com bordados, lantejoulas, strass e aplicação de pedrarias, que são ainda mais delicados.
Secagem
Ao chegar na secagem parece que a maior parte do processo e da missão foram cumpridas. Entretanto, não adianta se descuidar. É preciso ter atenção também na hora de colocar as roupas no varal, com uma dedicação extra para peças mais leves e finas, a começar pela centrifugação, que não deve incluir de jeito nenhum essas peças. Depois disso é importante somente enxugar as peças e colocá-las em um varal com boa ventilação e sombra, sem que fiquem expostas ao sol para não desbotarem.
Etiqueta
Seguir as normas apresentadas na etiqueta também é uma atitude prudente, principalmente no caso de peças mais caras. O uso de alvejante, por exemplo, é recriminado em quase todas as peças delicadas. Outro fator importante fica por conta da temperatura da água, que deve ser de morna a fria para lavar esse tipo de roupa, pois evita que as fibras mudem de característica ou que as peças desbotem. A lavagem com base nas cores e tecidos também deve ser feita, separando por peças semelhantes e até mesmo fazendo lavagens separadas, com menos volume de roupas.
Secadora
Um dos principais fatores que podem danificar as roupas é a quantidade de produto aplicada. A medida deve obedecer às orientações de cada equipamento e não adianta colocar mais sabão para garantir um cheiro melhor. Isso faz com que as peças fiquem com produto mesmo após os enxágues, o que prejudica o tecido. Se a máquina de lavar tiver a opção de secagem, não caia na tentação de colocar as peças delicadas nesse processo. Afinal, ele envolve altas temperaturas e mecanismos que acabam prejudicando severamente as roupas mais frágeis.