O Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana lançou, nesta terça-feira (26), a Oficina de Eletromobilidade no Transporte Público em Feira de Santana. O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e marcou o início de uma série de testes com ônibus elétricos em seis cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Jequié e Luís Eduardo Magalhães.
A oficina, anunciada durante a VI Reunião de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana da Bahia, em maio, pretende reunir dados técnicos e operacionais sobre a viabilidade da eletromobilidade no transporte coletivo.
Estiveram presentes na abertura Sérgio Carneiro, da Semob; o presidente do Fórum e secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Sousa; o diretor executivo do Fórum, Saulo Figueiredo; e o diretor administrativo do Fórum, Elimar Oliveira Jr., também coordenador do Portal de Boas Práticas em Mobilidade Urbana da ANTP.
Ao Acorda Cidade, Saulo Figueiredo lembrou que a entidade nasceu em Feira de Santana, em 2022 — quando ainda era secretário de mobilidade da cidade — inspirada no modelo nacional de secretários de mobilidade. O Fórum é uma organização não governamental que reúne gestores da mobilidade para discutir temas de grande relevância para quem consome a mobilidade urbana, ou seja, para as pessoas que se movimentam diariamente nas cidades.
“A nossa expectativa é produzir dados científicos para que a política de mobilidade urbana sustentável na Bahia, de descarbonização do sistema de transporte público, que já é muito avançada em outros países, em alguns outros estados, possa chegar também aqui na Bahia por meio do Fórum”, afirmou Saulo.
Ele explicou que os testes em Feira de Santana vão até o dia 8 de setembro e terão aplicação de questionários junto a operadores e usuários, com coleta de dados sobre consumo, manutenção e desempenho dos veículos em diferentes condições.
“Tudo indica que, em mais alguns meses, o Fórum vai apresentar o resultado de tudo isso para a sociedade de forma pública, de modo que os gestores terão condições de optar e entender se vale a pena fazer esse tipo de aquisição, quais são os benefícios, qual o ônus, qual o fabricante que mais se adapta a uma cidade que tem um clima mais árido. Aqui em Feira a gente tem uma predominância de terreno plano. Então, esse tipo de dado o Fórum vai coletar nessas seis grandes cidades do estado.”
Para o anfitrião do evento, o secretário Sérgio Carneiro, os ônibus elétricos ainda representam uma novidade no Brasil e enfrentam o desafio do alto custo.
“Os ônibus elétricos são uma novidade no Brasil. O problema desses ônibus é o preço. Como eles ainda não são fabricados em quantidade semelhante aos convencionais a diesel, continuam muito caros. […] O trabalho do Fórum é justamente levantar dados de consumo, durabilidade e manutenção para mostrar às empresas concessionárias em que momento ele compensa o investimento alto”, explicou.
O ônibus elétrico que iniciou os testes em Feira desde o último domingo (24) foi colocado na rota da empresa São João para realizar o test drive pela cidade. O veículo, de origem chinesa, é fabricado pela empresa Higer, que no Brasil é representada pela TEVX e possui maior capacidade para transportar passageiros, saindo entre 60 e 65, do convencional para 78. Ele chega a rodar 300km por carga completa. O carregamento total das baterias dura até 5h.
Segundo o secretário, o município apoia a iniciativa, mas a aquisição de veículos é responsabilidade das concessionárias, mas é importante discutir a questão caso o país queira contribuir com a redução da emissão dos gases, como propõe a Organização das Nações Unidas (ONU).
“Há um esforço de convencimento das empresas concessionárias para que, na renovação das suas frotas, possam incluir um percentual de ônibus elétricos. É preciso existirem condições, porque são empresas privadas que precisam ver os custos. O custo ainda é muito elevado: enquanto um ônibus convencional de alto padrão custa em média R$ 1,8 milhão, o elétrico chega a R$ 3 milhões. As linhas de financiamento no Brasil ainda são da ordem de 20% da taxa de juros”, completou.
Experiência de Salvador
O presidente do Fórum, Pablo Sousa, destacou que Salvador já acumula experiência com a eletromobilidade, contando hoje com oito ônibus elétricos em operação no BRT e o maior eletroterminal do país.
“Foi uma aquisição feita diretamente pelas empresas operadoras do sistema de transporte, com investimento em torno de 20 milhões. A Prefeitura está fazendo uma operação de crédito junto ao Banco Mundial para aquisição de 100 ônibus elétricos. Eles serão viabilizados com uma taxa de juros subsidiada através desse organismo multilateral, do Fundo do Clima, para que a gente possa, ao longo dessa operação, ter um custo reduzido e ter um impacto positivo para a população”, explicou Pablo ao Acorda Cidade.
O secretário ressaltou ainda a importância de envolver a população e os técnicos de Feira de Santana nesse processo de transição. Uma mudança benéfica para toda a sociedade.
“A eletromobilidade, ela colabora muito com a redução de gases de efeito estufa. Em Salvador, nós temos em torno de 60% dos gases de efeito estufa emitidos através do transporte de pessoas ou de cargas. Temos, através do transporte, também a responsabilidade de trazermos aqui respostas para podermos enfrentar as questões climáticas. A gente que tem uma cidade eminentemente turística, sabemos o quanto um dia de chuva a mais no inverno ou o quanto um verão mais curto impacta na economia da cidade, na vida das pessoas. Então, a eletromobilidade é você olhar além, é você trazer informação, é você fortalecer o debate para que cada cidade possa encontrar o seu caminho”, completou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
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