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Aprenda a criar um plano de marketing para sua marca

É necessário desenvolver ações cuidadosamente elaboradas para atrair visibilidade e reputação para seu negócio.

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Toda marca competitiva sabe que dificilmente vai conseguir captar novos clientes, aumentar suas vendas e atingir maior lucratividade sem um bom plano de marketing. Ao lançar um novo produto, ou mesmo para expandir e consolidar a sua marca, é necessário desenvolver ações cuidadosamente elaboradas para atrair visibilidade e reputação para seu negócio.

Veja os principais passos para elaborar um plano de marketing simples e eficiente.

Estude seu ambiente de negócios

Sem uma análise aprofundada do mercado em que sua marca atua, nenhum outro passo pode ser dado. Sem conhecer um território, não é possível dominá-lo. Verifique quem é o seu público potencial, seus concorrentes, seu histórico e obtenha o maior número de dados possível para, só depois, planejar suas ações.

Público-alvo

Agora que sua marca sabe bem onde ingressar, o foco é aprimorar o conhecimento sobre o seu público. Em tempos de ampla concorrência em todos os segmentos, saber tudo sobre o público-alvo é a chave para oferecer exatamente o que ele procura, e da maneira que ele necessita. Investigue não só os dados estatísticos como sexo, idade, classe social, escolaridade e profissão. O estilo de vida de seus clientes em potencial também gera informações preciosas para que a estratégia da marca tenha um impacto assertivo.

Canais de comunicação

Agora que sua marca sabe o que dizer, e sabe para quem dizer, é hora de avaliar as melhores maneiras de sua mensagem atingir o público-alvo. Por exemplo, avalie quais são os canais de internet mais utilizados pelos seus futuros clientes e saiba aproveitar as redes sociais. A marca que necessita extrapolar a barreira virtual pode investir em brindes corporativos com o seu logotipo (como esses aqui), o que aumenta sua visibilidade consideravelmente. Se os recursos para as ações de marketing permitirem, a mídia impressa também se torna uma opção interessante para a divulgação da marca.

Controle e avaliação

É necessário fazer a medição do impacto que suas ações de marketing causaram no mercado. Para isso, elabore indicadores de desempenho e avalie suas metas de faturamento. Essas são excelentes ferramentas para avaliar se o marketing desenvolvido para sua marca está realmente dando resultados ou se é hora de modificar sua estratégia.

Boas estratégias de marketing são capazes de construir uma competitividade saudável entre concorrentes e ainda deixar o público satisfeito. Mantenha o foco em desenvolver boas ações para sua marca e espere os resultados positivos.