Acorda Cidade
Seu cachorro costuma latir muito? Saiba que essa ação pode ter muitos motivos, desde apenas chamar a sua atenção, até indicar que algo estranho está acontecendo. Eles podem até mesmo ficar latindo por muito tempo para um objeto que eles achem estranho ou até mesmo para uma pessoa que eles não conhecem.
Essa atitude, apesar de ser puro instinto deles e meio de comunicação, pode acabar sendo excessiva, quando eles querem chamar a nossa atenção, e para ajudá-los a fazer isso apenas nos momentos certos, te daremos algumas dicas de adestramento para você ajudar o seu amiguinho.
Atitudes para evitar quando o cão late
Gritar com o bichinho nunca é uma boa solução, isso só vai servir como um incentivo para ele continuar, já que seus pedidos de atenção foram atendidos, de uma forma boa ou não. Evite ter pena dele, assim sempre que ele latir ele saberá que terá a sua atenção, e latir excessivamente vai passar a ser uma coisa positiva e normal para ele.
O que fazer quando ele começar a latir
Quando o seu cachorro começar a latir é importante prestar atenção no que está acontecendo. Isso porque o latido é a forma de comunicação mais efetiva dele, então você não pode simplesmente anular essa característica, mas sim, deve evitá-la sempre que o latido não for por necessidade dele.
Então preste atenção e veja se ele não está te pedindo nada ou te alertando de alguma coisa, caso ele tenha latido só por causa de um barulhinho ou coisas do tipo, ignorá-lo é uma boa saída, pois ele irá cansar em algum momento e irá entender que fazendo isso ele não terá a sua atenção.
Repreendê-lo também é uma alternativa, utilizando comandos como “silêncio” ou “pare”, ou até mesmo “não”. Se ele te obedecer, ofereça uma recompensa, assim ele irá entender que sempre que parar de latir quando você falar um dos comandos, ele irá ganhar uma boa recompensa.
Se o seu bichinho é do tipo que fica muito animado na presença de outros pets ou humanos, e começa a latir para tudo, retire-o do cômodo e deixe-o sozinho, assim ele vai perceber que sempre latir quando estiver na presença de mais pessoas, ele ficará longe de seus amiguinhos pets e perderá a diversão.
Gastando energias de forma saudável
Uma boa alternativa para ajudá-lo a latir menos é gastar as energias dele de forma saudável. Então procure levá-lo a parques para que ele possa correr, latir e brincar com outros pets, ou até mesmo faça um passeio um pouco mais longo com ele pelo bairro.
Algumas raças de cães gostam de latir por puro tédio, como os da raça Pastor Alemão, então invista nos exercícios diários. Quando eles ficam mais cansadinhos, geralmente gostam de ficar mais quietinhos, consequentemente latindo bem menos.
Dicas para praticar no dia a dia
Como dissemos anteriormente, os motivos pelo qual o seu cachorro está latindo podem ser variados, desde um pedido por comida, até por puro tédio. Então a missão principal é saber diferenciar quando o latido realmente significa algo importante.
Invista sempre nas ordens e nos comandos, porque elas realmente funcionam! Quando o seu bichinho começa a assimilar e associá-las a coisas ruins, eles irão aprendendo que não podem ter o tipo de comportamento que acabaram de ser repreendidos.
As recompensas são ótimas aliadas no processo de adestramento, e funcionam muito bem para tudo o que você quiser que o seu bichinho faça, seja parar de latir por tudo ou até mesmo para fazer no lugar certo.
Invista naquele petisco gostoso que ele adora ou até mesmo no brinquedo favorito dele, ele vai amar fazer as coisas certinhas para pode receber recompensas.
Fazer a socialização dele com o mundo e com outras pessoas e animais, é a forma mais fácil de fazer com que ele lata menos, então invista em bons passeios, deixe-o socializar com todos e explorar os ambientes.
Assim ele ficará mais acostumado com todos os tipos de sons, e não ficará latindo desesperadamente quando escutar um barulhinho em casa.