Dom Itamar Vian

A outra mulher

O tempo é um presente de Deus e deve ser usado com pessoas que amamos, porque não sabemos quanto tempo teremos

mãe foto divulgação
Foto Freepik

Estavam casados há 21 anos e tinham três filhos. O marido, um empresário, vivia super ocupado com uma série de atividades. Um dia, a esposa o surpreendeu dizendo: “Eu sei que você tem outra mulher em sua vida e que a ama. A vida é muito curta e você deve reservar tempo para estar com ela e dar-lhe mais atenção”.

A OUTRA mulher, que minha esposa queria que eu visitasse, era minha mãe, viúva há treze anos. As muitas ocupações impediam-me de vê-la, a não ser, ocasionalmente, e sempre com pressa. Quando a convidei para jantar e ir ao cinema, ela perguntou: o que é que você tem? Você está bem? Ela intuía que um convite desse tipo só podia ser motivado por problemas muito sérios. Não mãe, é apenas um convite para jantar, só nós dois. Ficarei muito feliz com isso, respondeu a mãe.

A GRANDE noite chegou e os dois estavam um pouco nervosos, como se fosse o primeiro encontro. A mãe usava seu melhor vestido e os cabelos estavam caprichosamente penteados. Olhando um nos olhos do outro, colocaram em comum muitas conversas atrasadas e histórias bonitas. Tanto é verdade que acabaram perdendo o horário do filme. Mas, isso não teve importância, pois foi um jantar agradável e ela ficou realmente muito feliz.

QUANDO a deixei em casa, ela propôs uma condição: na próxima vez, eu pagarei o jantar. Uma semana depois, minha mãe faleceu de um infarto fulminante. Dias depois, me foi entregue uma correspondência do restaurante onde jantamos. Nela havia um cheque e um bilhete de minha mãe: “O jantar que combinamos, paguei adiantado, porque provavelmente, eu não estarei, mas quero que você e sua esposa vão jantar naquele lugar. Jamais poderás entender o que aquela noite foi para mim, te amo”. Aquele jantar modificou uma vida e uma família!

O TEMPO é um presente de Deus e deve ser usado com pessoas que amamos, porque não sabemos quanto tempo teremos e quanto tempo essas pessoas ficarão conosco. Ame intensamente sua mãe, seu pai, sua família, seus amigos e amigas. Não aposte no amanhã, porque o amanhã pode não existir. Reserve tempo para “jantar” com pessoas maravilhosas, que a vida colocou ao seu lado.

MARIA, Mãe de Jesus e nossa, modelo de todas as mães, elevamos a vós nossa prece, pela saúde e paz das mães pobres, ricas, solteiras, dos presidiários, dos filhos dependentes químicos, mães dos filhos deficientes, mãe de filhos enfermos e daquelas que lutam para que os filhos tenham uma profissão e moradia. Consolai as mães que choram pelos filhos que já partiram deste mundo. Amém.

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]