Acorda Cidade
Durante os feriados, fins de semana e férias escolares as atividades com as crianças são importantes porque, além de propiciar momentos de diversão, estimulam o desenvolvimento e habilidades variadas, relacionadas com a cognição e as habilidades motoras e sociais. Abaixo, confira 6 brincadeiras que podem ser realizadas no tempo livre dos filhos:
1 – Brincadeira com bonecos
As brincadeiras com bonecos e bonecas fazem com que a criança recrie situações pelas quais ela passa, ampliam a visão sobre o mundo e constroem novos enredos, a fim de entender a realidade. Também exercitam o afeto, à medida que a criança percebe que pode cuidar do outro. Um grande exemplo são as famosas bonecas Baby Alive, que simulam os cuidados que se deve ter com um bebê, por meio de sons e diversos acessórios que trazem um tom realista para o brinquedo.
2 – Amarelinha
Nessa brincadeira, a criança trabalha o equilíbrio, além da matemática. A amarelinha pode ser desenhada com giz no asfalto ou na areia. Se não houver a possibilidade de brincar nesses espaços, é possível fazer com uma fita colorida na sala ou em algum corredor de casa.
3 – Mímica
Essa atividade tem diversos benefícios. Faz com que as crianças possam aprender a transmitir melhor suas emoções e pensamentos por meio de gestos, melhora a coordenação motora e a expressão artística, por meio das interpretações, além de ajudar a ter mais concentração. É só escolher um tema e, em papéis separados, escrever os nomes, que podem ser de animais, profissões, filmes e outras categorias.
4 – Stop
Esse jogo trabalha a linguagem, a comunicação, a escrita e a categorização. Em alguns lugares do Brasil, também é conhecido como “adedanha”. O legal é que você só precisa de alguns papéis e canetas para brincar. A partir disso, é só escolher categorias de palavras, uma letra do alfabeto e começar a jogar.
5 – Brincadeiras artísticas
Tintas e massinhas são importantes recursos para estimular as crianças a exercitarem o lado lúdico e artístico. Além de recriar cenários, objetos e pessoas, você ainda pode promover um campeonato de escultura de massinhas ou de pintura, deixando-as livres para desenhar o que quiserem, conforme a imaginação mandar.
6 – Pular corda
Essa brincadeira pode, à primeira vista, ser muito simples. Mas a verdade é que ela carrega uma série de benefícios à saúde das crianças. À medida que elas superam seus limites com os saltos, o corpo libera adrenalina e aumenta a resistência e a flexibilidade dos membros superiores e inferiores. A coordenação motora é outro ganho com a atividade, já que é necessário movimentar braços e pernas com eficiência para ter êxito nos saltos.