Acorda Cidade
A Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana já está investigando a causa da morte de uma jovem de 23 anos, com suspeita de meningite meningocócica. De acordo com a coordenadora do órgão, Janice Estrela, o hospital onde a jovem esteve internada na última quarta-feira (29), não realizou a coleta do licor – material que identifica se o paciente está infectado.
Equipes da Viep estão realizando o trabalho de investigação epidemiológica para quebrar a cadeia de transmissão da doença. “Estamos seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde. O primeiro passo é a investigação epidemiológica com as pessoas que tiveram contato com a paciente. Estas pessoas receberam medicação especial para quebra da cadeia de transmissão da doença, que pode ser viral, bacteriana ou fúngica”, explica.
Para identificação da causa da morte, serão coletadas células da vítima e enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen). Janice Estrela tranquiliza à população informando que os casos de meningite no Município estão sob controle. “Não há surto nem epidemia de meningite em Feira de Santana. Estamos reforçando as ações de prevenção da doença, capacitamos profissionais das redes pública e privada de Saúde para o atendimento a pacientes com suspeita de meningite”, destaca.
Segundo dados da Viep, em 2011 foram registrados 17 casos de meningite, destes, apenas 01 do tipo meningite C. “Pedimos que população adote hábitos de higienização e mantenham o calendário vacinal das crianças em dia. Estas também são armas importantes no combate à doença”, alerta. As informações são da Secom.