Acorda Cidade
A Bahia já soma 782 casos de dengue até a segunda semana de janeiro deste ano. De acordo com o balanço, a quantidade é 55% menor que a obtida no mesmo período de 2011. A cidade de Feira de Santana concentra o maior número de casos, 153; a capital está na segunda colocação, com 97; seguida de Itabuna, com 73; Manoel Vitorino, com 60; e São Francisco do Conde, com 51
Durante este verão, estação favorável à proliferação do mosquito transmissor da doença, as ações educativas de combate à dengue serão desencadeadas também em parques e clubes de Feira de Santana. A soma entre altas temperaturas, como as que são registradas no verão, e a incidência das chuvas podem resultar num acréscimo no número de casos de dengue.
Para conscientizar o público que vai em busca de lazer em clubes e parques nos fins de semana, a equipe de Educação em Saúde da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) vai desenvolver ações nos equipamentos. Neste domingo (22), das 9h às 13h, a equipe estará atuando no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, onde será realizada mais uma edição do Projeto Verão no Parque. No local serão oferecidas aos visitantes atividades ligadas à área cultural, esportiva, de lazer e saúde.
No Parque, os técnicos da Viep irão realizar palestras e distribuição de panfletos educativos. Alguns serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações nutricionais também serão oferecidos no equipamento por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
No mesmo dia, outra equipe estará atuando na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado no bairro Tomba. Das 9h às 14h, os profissionais do Programa de Combate à Dengue irão realizar atividade semelhante a que será desencadeada no Parque da Cidade.
A chefe da Viep, Janice Estrela, lembra que os cidadãos conscientizados podem passar a ter uma participação mais ativa no combate ao mosquito e alerta sobre os cuidados que devem ser adotados. “Qualquer recipiente exposto e que possa acumular água deve ser eliminado. O mosquito pode se reproduzir até em locais como numa tampinha de garrafa descartada de maneira indevida. Lajes e calhas de telhados também devem ser observadas, para evitar o acúmulo de água da chuva”, adverte.
Janice Estrela lembra ainda que durante esta semana, técnicos da Viep estiveram no bairro Santo Antônio dos Prazeres intensificando as ações de combate ao mosquito e distribuindo cartilhas à comunidade.