Feira de Santana

Vigilância Epidemiológica alerta para possíveis casos do vírus tipo 4 da dengue

As unidades de saúde e os hospitais públicos e privados devem informar os casos suspeitos á Secretaria Municipal de Saúde. Se isso ocorrer, diz a coordenadora, uma equipe de bloqueio vai ao endereço fazer o trabalho de identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti.

Ney Silva

A coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana está atenta para isolar qualquer caso suspeito do vírus tipo 4 da dengue. Em Salvador já existem dois casos confirmados do novo vírus.

 A coordenadora da Vigilância, bióloga Janice Estrela explica que o município não parou o trabalho e vem se adequado e realizando ações de campo. Ela diz que os dados do Lira – Levantamento de Índice Rápido do período de Outubro a Novembro de 2010 deixou a cidade em estado de alerta.

Em recente reunião que contou com a participação de técnicos foram discutidas estratégias de campo e o monitoramento de possíveis casos suspeitos. Na oportunidade solicitou-se que enfermeiras das unidades de saúde da Prefeitura façam as notificações de pacientes com suspeita da doença.

Segundo explicações de Janice, as unidades de saúde e os hospitais públicos e privados devem informar os casos suspeitos á Secretaria Municipal de Saúde. Se isso ocorrer, diz a coordenadora, uma equipe de bloqueio vai ao endereço fazer o trabalho de identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti.

Além de orientar a população sobre como proceder para evitar a propagação do vírus da dengue a Vigilância Epidemiológica  fará o monitoramento de possíveis casos através de GPS.

A coordenadora destaca que a participação da comunidade é importante no combate á dengue. “Cada pessoa deve atuar como um agente de endemias dentro de sua casa não deixando água parada e descoberta”, afirma Janice.