Saúde

Utilizar sapatos inadequados pode ser prejudicial à saúde

Especialistas afirmam que muitas doenças no pé podem ser causadas por calçados ruins

Acorda Cidade

Comprar sapatos pode influenciar na nossa saúde mais do que imaginamos. Muitos ortopedistas afirmam que a maioria das doenças nos pés é ocasionada pelo uso incorreto de alguns sapatos. A escolha errada pode resultar em deformidades como calos, bolhas ou, em casos extremos, uma metatarsalgia, que trata-se de uma dor acentuada nos ossos metatarsos.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Framingham, nos Estados Unidos, com 3.378 pessoas, indicou que usar sapatos desconfortáveis enquanto somos jovens pode causar dores e até artrose na velhice. A escolha do calçado ideal deve levar em consideração não somente o quesito beleza, mas também qualidade do material, tipo de sola, etc.

As mulheres são as que mais sofrem quando o quesito é escolha de sapato, pois geralmente escolhem os mais bonitos, se esquecendo da qualidade e do conforto. Ficar na moda pode ser doloroso, e muitas mulheres sabem disso; no entanto, existem possibilidades de utilizar sapatos bonitos e que sejam confortáveis para os pés.

Sandálias e chinelos, que muitos acreditam serem confortáveis, também podem ser prejudiciais. Esses calçados não são cômodos, principalmente quando ficam raspando, o que pode causar danos na pele dos pés. Além disso, o uso excessivo pode provocar o desalinhamento dos calcanhares e dos joelhos, pois os pés não ficam bem apoiados no chão.

Especialistas em ortopedia afirmam que a regra básica é o conforto, ou seja, os sapatos não devem ser apertados ou largos. As palmilhas e os solados devem ser macios, com sistema antiderrapante e formato que não aperte os dedos em cima e nas laterais. Os mais idosos precisam ter uma atenção especial, pois os pés perdem elasticidade com o passar dos anos, podendo sofrer atrofia muscular, resultando em uma menor adaptação a calçados.

Calçados com um bom apoio, ponta anatômica (arredondada) e sapatos com salto de três a cinco centímetros para relaxamento posterior são os ideais para se utilizar, pois possuem tecido macio, promovendo uma absorção maior de impacto. Tênis com amortecedores também garantem um conforto maior, principalmente para atividades físicas.

Ortopedistas afirmam também que, para as mulheres, o uso ocasional do salto para sair ou para alguma ocasião especial não tem problema. O que não é aconselhado é usá-los todos os dias, durante muitas horas, como, por exemplo, para trabalhar. Para essa finalidade, opte por outro tipo de calçado; uma boa ideia é levar sempre outro par de sapatos na bolsa – um para usar no trabalho e outro para ir.