Feira de Santana

Unidade Móvel disponibiliza serviços de saúde em diversas localidades

Mensalmente, a Unidade Móvel visita 21 localidades e atende, em média, 60 pessoas em cada visita.

Acorda Cidade

Para garantir que serviços de saúde sejam prestados a centenas de moradores de localidades e povoados de Feira de Santana onde ainda não a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza, diariamente, a Unidade Móvel de Saúde. Um clínico geral e pediatra, acompanhado de um técnico em enfermagem e um assistente administrativo se deslocam para as localidades agendadas, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Unidade Móvel, Andréa Borges, a iniciativa visa garantir assistência à saúde e oferecer mais comodidade aos moradores, que não precisam se deslocar até locais mais distantes para receber atendimento médico. “Os idosos, diabéticos e hipertensos, representam a maioria dos pacientes atendidos em cada localidade. São pessoas que certamente enfrentariam dificuldades para se deslocarem de um local para outro”, avalia.  

Segundo Andréa Borges, exames e procedimentos solicitados pelo clínico durante o atendimento na Unidade Móvel de Saúde são agendados em seguida pela Central Municipal de Regulação (CMR). “Ao final dos atendimentos realizados, o assistente administrativo recolhe as guias, preenchidas com as solicitações, e as encaminha para a CMR. Após o agendamento, elas são repassadas para o presidente da associação de moradores da localidade, responsável por entregá-las aos pacientes”, explica.
Mensalmente, a Unidade Móvel visita 21 localidades e atende, em média, 60 pessoas em cada visita.

Além do atendimento realizado pelo clínico e pediatra, são oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Em algumas visitas são disponibilizadas também vacinas. Dentre as localidades, estão: Genipapo, Alecrim Miúdo, São João do Cazumbá, Casa Nova, Lagoa da Camisa e Creche Fruto da Terra.

O objetivo principal do PSF, conforme a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, é alcançado com sucesso em Feira de Santana. “Conseguimos cobrir a parcela da população que mais necessita utilizar o serviço. Cerca de 60% da população da zona urbana da cidade é coberta pelo programa, enquanto que na zona rural são assistidos 98% dos habitantes”, afirma. As informações são da Secom.