Ney Silva
A Coqueluche, uma doença que atinge principalmente crianças de zero a dois anos, cresceu bastante este ano em comparação a 2010 no município de Feira de Santana. Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um surto. No ano passado foram apenas oito casos notificados e nem um confirmado. Este ano, de janeiro até agora já foram notificados 87 casos, desse total 47 foram confirmados.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela disse que os profissionais do setor estão atentos ao surgimento de casos da doença. "Estamos fazendo coleta de material dos pacientes com suspeita de coqueluche e enviamos para o Laboratório Central da Bahia para ser feita a análise”.
Ela informou que na equipe da Secretaria de Saúde tem uma médica pediatra que é também infectologista, e que vem dando toda orientação as pessoas além de prescrever a medicação.
A coqueluche é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a Bordetela que afeta crianças, mas também pode atingir adultos. As pessoas afetadas normalmente têm manifestações respiratórias e febre baixa. Em alguns casos não há febre e tosse seca com duração de 1 a 2 semanas.
"Não há motivo para alarde porque a Vigilância Epidemiológica vem adotando todas as medidas para conter o avanço da doença", disse Janice. Ela ainda informou que foi feita uma capacitação de pediatras e profissionais de saúde de todas as equipes dos PSFs (Saúde da Família) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).