Saúde

Sobram vagas para exame de mamografia, informa Secretaria Municipal de Saúde

Segundo Gilberte Lucas, apesar da SMS oferecer uma rede ampla, muitas mulheres não se interessam em realizar o exame.

Acorda Cidade

 
Em Feira de Santana sobram vagas para realizar mamografia. A cota mensal disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de 4.500, mas apenas são realizados cerca de três mil exames.
 
Para impedir que muitas vagas continuem ociosas, a SMS está incentivando as unidades de saúde a promoverem ações de impacto junto à comunidade, visando atrair o público feminino acima de 40 anos e, sobretudo, alertar sobre a necessidade da realização da mamografia, exame útil para detectar o câncer de mama.
 
De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, a Prefeitura disponibiliza cinco locais para realização da mamografia – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, Instituto de Mastologia (IMA), Hospital D. Pedro de Alcântara (HDPA) e Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
 
Segundo Gilberte Lucas, apesar da SMS oferecer uma rede ampla, muitas mulheres não se interessam em realizar o exame. “Por isso, as equipes que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) estão sendo orientadas a executar a busca ativa na comunidade e fazer a triagem, para identificar mulheres que devem se submeter ao exame”, destaca.
 
O PSF Conceição II tem data definida para promover as ações de impacto. Conforme o enfermeiro da unidade, Celimário Rodrigues da Silva, no dia 3 de agosto a equipe vai fixar cartazes em estabelecimentos do bairro e distribuir folders informativos. “Durante as visitas domiciliares, os agentes comunitários de saúde vão identificar mulheres que se enquadram no perfil para fazer o exame”, informa.
 
Ainda de acordo com o enfermeiro, a unidade possui cota mensal de 30 exames e sobram mensalmente de 10 a 15 vagas. “A mulher feirense não encontra dificuldades para conseguir realizar o exame”, ressalta.