Criada em 2003, a campanha Setembro Amarelo ganhou força mundial com o objetivo de alertar para a prevenção do suicídio. Na manhã desta terça-feira (2), a vereadora Lu de Ronny (PV), que também é enfermeira, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana para falar sobre a importância do tema como forma de acender o alerta para as questões psicológicas que afetam a sociedade.
“Nós estamos vivendo hoje, uma situação onde as pessoas estão trazendo vários problemas de transtornos mentais. Devido ao dia a dia, o índice de ansiedade têm aumentado, o imediatismo está trazendo doenças. É um tema de bastante importância, não só menciono esse tema no mês de setembro, mas sempre nas minhas oratórias como enfermeira, eu estou sempre chamando a atenção da sociedade sobre cuidados que devemos ter com a saúde mental”
Ao Acorda Cidade, a vereadora afirmou que o alerta é essencial principalmente para chamar atenção do cuidado com as pessoas ao nosso redor.
“Nós temos que ficar em atenção aos nossos familiares, observar as pessoas, os entes queridos, o comportamento. Mesmo porque pessoas que passam por alguns transtorno são muito caladas, monossilábicas, Então, nesse momento de sofrimento para essas pessoas é necessário estar ouvindo, é necessário deixar elas falarem, mesmo porque é um momento de muitos subterfúgios na vida dessas pessoas”.
Ao Acorda Cidade Lu de Ronny destacou também que esse é um momento de bater na tecla dos canais de apoio como meio de combate ao suicídio.
“A cabeça da gente é uma caixinha de surpresa. Então a gente precisa estar sempre atentos a qualquer tipo de sinais, procurar os postos de saúde, os CAPs, procurar psicólogos, procurar psiquiatra, ajuda é sempre bem-vinda. Deixo aqui também a importância da atividade física, dos hábitos, da rotina, até hábitos alimentares também. Tudo isso ajuda a mente, ajuda o corpo. Eu costumo dizer que mente sã, corpo sã”, pontuou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.