Ilani Silva
O serviço de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana deve ser implantando no segundo semestre deste ano. O equipamento de braquiterapia já foi recebido e até julho deve chegar o aparelho acelerador linear que compõe o tratamento do câncer.
Segundo o médico Outran Borges, as instalações na unidade de saúde já estão prontas para receber os equipamentos, sendo aprovadas e elogiadas pelos representantes do Instituo Nacional do Câncer.
“O local dispõe de instalações modernas, agora estamos aguardando a chegada do acelerador linear, que deve vir em julho, como nos informou o secretário de saúde, Jorge Solla”, disse.
Se o equipamento for enviado no mês citado, Outran Borges acredita que o serviço poderá funcionar a partir de agosto.
O médico e provedor da Santa Casa de Misericórdia ainda ressaltou que o emprego de radioterapia na cidade, através do Sistema Único de Saúde (Sus) é uma conquista, pois as pessoas não terão mais que se delocar para outras regiões como Salvador e Itabuna.
“Um dos problemas atuais no tratamento do câncer, é a morte de muitas pessoas por não serem cuidadas em tempo ágil, a doença não espera”, comentou.
Os equipamentos são repassados pelo Governo do Estado ao município que os encaminha a unidade de saúde. As informações são do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade