Feira de Santana

Secretaria Municipal de Saúde reativa Programa de Chagas

Entre janeiro e o início de abril deste ano, Feira de Santana registrou 130 casos de Doença de Chagas

Secretaria Municipal de Saúde reativa Programa de Chagas
Foto: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde está reativando o programa de Chagas no município com a implantação de sete PITs (Posto de Informação de Triatomíneo), que serão instalados no Centro de Combate às Endemias, na sede do município, e zona rural, nas Unidades de Saúde da Família de Humildes, Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu.

Os moradores que identificarem a presença do babeiro em residências ou propriedades rurais devem capturar o inseto, colocá-lo em um recipiente e leva-lo a um dos PITs para análise dos técnicos da SMS.  

“Se for realmente um barbeiro, uma equipe do Centro de Endemias será enviada ao domicílio para realizar o monitoramento e o controle com borrifação de inseticida”, explica a coordenadora de Endemias, Priscila Soares.

A Doença de Chagas pode ser transmitida tanto pelo inseto barbeiro quanto por meio da ingestão de alimentos contaminados, como açaí e cana-de-açúcar. No caso da picada do inseto, ele elimina fezes contendo o parasita Trypanosoma cruzi, que pode penetrar na pele durante a coceira — essa é a forma mais comum de infecção. A doença também pode ser transmitida de forma congênita, pela placenta ou no momento do parto, em casos em que a mãe é portadora do parasita.

Entre janeiro e o início de abril deste ano, Feira de Santana registrou 130 casos de Doença de Chagas, segundo dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN). A maioria dos infectados está na faixa etária entre 50 e 64 anos. O menor número de casos foi registrado entre bebês de até um ano de idade.

Entre os sintomas da doença estão febre prolongada (superior a sete dias), dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas e, em alguns casos, uma lesão semelhante a um furúnculo no local da picada. Complicações cardíacas e digestivas também podem ocorrer.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.