Saúde
Secretaria de Saúde vai assumir tratamento de pacientes com doenças crônicas do HEC
A secretária Denise Mascarenhas afirmou que todo material necessário para a mudança já foi providenciado.
Daniela Cardoso
A secretaria municipal de Saúde vai assumir a assistência domiciliar a cinco crianças com doenças crônicas, que estão há mais de um ano internadas no Hospital Estadual da Criança (HEC). A secretária Denise Mascarenhas afirmou que todo material necessário para a mudança já foi providenciado.
“Tivemos uma reunião muito boa, onde as duas instituições, Estado e Município, sentaram para realmente definir todas as questões. A partir daí vai ter uma ata que vamos ajustar. Vamos trabalhar para que essas crianças tenham uma desospitalização como deve ser. Temos um cronograma, de acordo com a disponibilização que o hospital vai dar dos materiais”, afirmou.
Denise Mascarenhas informou que a secretaria tem os materiais de consumo, tem as medicações e a assistência. “Teremos uma equipe com fisioterapeuta, médicos e o que precisar a nível de profissionais de saúde”.
Atendimento Estado X Município
Há cerca de um mês foi feito um entendimento entre o Estado e o Município, para que crianças sejam referenciadas das policlínicas, UBSs e PSFs, para que o Hospital Estadual da Criança atenda apenas casos de emergência. A secretária Denise disse que o município continua trabalhando e ressaltou que o usuário tem direito de escolher onde vai ser sua assistência.
“Já mostramos os dados da quantidade de crianças atendidas no primeiro semestre e o número de transferências. A gente tem que entender que o ir e vim é do cidadão, não somos nós, o município, que encaminhamos. O usuário tem direito de escolher onde vai ser sua assistência e cabe a nós acolhermos e direcionarmos para o local certo”, ressaltou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Assuntos