Feira de Santana

Secretaria de Saúde intensifica ações para evitar surto de chikungunya

Nesta terça-feira (23), um médico do Ministério da Saúde vai ministrar palestra sobre a febre chikungunya para médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Daniela Cardoso e Ney Silva

A partir desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar ações no sentido de orientar a população sobre a doença Chikungunya, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Francisca Oliveira, informou que a Secretaria Municipal de Saúde, junto com o órgão, está estabelecendo estratégias de combate ao vírus que provoca a Chikungunya.

“Alguns profissionais estão atuando dentro da secretaria e dos núcleos de todas as policlínicas de Feira de Santana, além dos Postos de Saúde da Família (PFS) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estamos fazendo ações no local onde estamos detectando o maior de número de casos, que é na área do George Américo e áreas circunvizinhas, mas estamos observando que o foco central é o George Américo”, informou.

Leia também:
Pessoas com Febre Chinkungunya relatam drama causado pelas dores intensas

 Secretaria de Saúde anuncia ações para controle da febre Chikungunya em Feira

De acordo com Francisca Oliveira, as pessoas que sentirem sintomas semelhantes aos da doença Chikungunya devem se dirigir para uma unidade de pronto atendimento, que são as policlínicas, onde profissionais de saúde farão as orientações necessárias.

A febre chikungunya apresenta alguns sintomas semelhantes aos da dengue clássica – provoca febre alta, dor de cabeça, dores mais acentuadas nas articulações, dores musculares e inchaços nas articulações. O período médio de incubação da doença é também mais prolongado se comparado com a dengue. É de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias).

Nesta terça-feira (23), um médico do Ministério da Saúde vai ministrar palestra sobre a febre chikungunya para médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante o treinamento, a partir das 14h, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais receberão orientações sobre o manejo clínico da doença, diagnóstico e tratamento.